Arquidiocese de Braga -
4 março 2022
MEERU procura voluntários para combaterem isolamento
DACS com Sampaio Viana
Recrutamento envolve um programa de capacitação para o qual os candidatos devem estar disponíveis e que decorrerá em quatro fases.
O projecto "MEERU Aproxima" está à procura de voluntários que queiram ajudar a combater o isolamento social e promover o envolvimento comunitário das famílias migrantes, refugiadas e requerentes de asilo que vivem agora em Portugal, particularmente nas cidades de Vila Nova de Gaia, Trofa e Braga.
Os voluntários do projecto da Associação "MEERU Abrir Caminho" já promoveram 474 encontros de proximidade, que têm como objectivo alavancar a autonomia, inclusão e participação na sociedade das famílias acolhidas através de um trabalho mobilizador para o diálogo intercultural.
O recrutamento envolve um programa de capacitação para o qual os candidatos devem estar disponíveis e que decorrerá em quatro fases.
Após uma pré-selecção e entrevista, os candidatos irão participar em duas sessões online, nos dias 16 e 24 de Março pelas 21h15 e, posteriormente, na Academia de Proximidade, em formato presencial, a realizar-se nos dias 26 e 27 de Março e no dia 2 de Abril. No final, será feita a selecção dos voluntários e serão formadas as Equipas de Proximidade.
Os voluntários que irão integrar as Equipas de Proximidade destas cidades devem estar disponíveis entre os meses de Maio e Dezembro de 2022, dedicando cerca de três horas semanais ao projecto.
Este projecto está a ser implementado em parceria com a Casa de Saúde do Bom Jesus – Congregação das Irmãs Hospitaleiras de Braga, "Espaço T" e" AP Vila D'Este".
O formulário de inscrição para a pré-selecção dos voluntários está disponível online, em meeru.org/servoluntario. A MEERU disponibiliza ainda um Guia de Candidatura para esclarecer todas as dúvidas.
O "MEERU Aproxima" tem o objectivo de construir e desenvolver comunidades que combatem o isolamento social das famílias refugiadas e migrantes em Portugal e potenciar a própria transformação comunitária através do seu acolhimento.
A MEERU capacita e orienta os voluntários que constituem Equipas de Proximidade que acompanham famílias com visitas semanais, sendo responsáveis pela sua orientação cultural, por encontros de lazer e convívio e pela promoção do envolvimento e sensibilização comunitária.
O "MEERU Aproxima" está hoje em oito cidades: S. João da Madeira, Gaia, Porto, Gondomar, Trofa, Maia, Braga e Viana do Castelo e abrange 13 famílias e 51 voluntários.
Partilhar