2 março 2022

Catedral de Santa Sofia em Kiev: o objectivo de Putin?

Fotografia DR

DACS com Vida Nueva Digital

Primaz da Igreja Greco-Católica Ucraniana alerta para um possível bombardeio russo ao principal templo da capital.

“Há informações de que as tropas russas estão a preparar um ataque aéreo contra o santuário mais importante do povo ucraniano desde os dias da Rússia de Kiev – a Catedral de Santa Sofia em Kiev”.

Assim começa uma pequena denúncia de Sua Beatitude Sviatoslav, Primaz e Padre da Igreja Greco-Católica Ucraniana.

Santuário espiritual

O clérigo, líder desta Igreja Católica Oriental, que não está em boa harmonia com a Igreja Ortodoxa Russa em Moscovo – que também não reconhece a Igreja Ortodoxa Ucraniana recentemente recuperada pelo Patriarca de Constantinopla – está preocupado com o futuro do templo.

Por isso, fez um “apelo” público para que “os cristãos rezem pelo santuário espiritual dos povos eslavos”.

Por sua vez, Sviatoslav, que não tem o título de patriarca, exortou “o agressor a abster-se deste terrível acto de vandalismo”.

O primaz rezou abertamente para que “Santa Sofia, a Sabedoria de Deus, guie aqueles que decidiram cometer este crime”, como foi difundido pela comunidade católica ucraniana em Roma através do seu secretariado.

Artigo de Mateo González Alonso, publicadoem Vida Nueva Digital a 2 de Março de 2022.