10 fevereiro 2022

Semana Amoris Laetitia estreia-se de 14 a 20 de Fevereiro

DACS

Programa é pontuado por testemunhos diários, um serão de cinema, uma oração do terço e a 4.ª sessão da Escola de Famílias

A primeira edição da Semana Amoris Laetitia vai realizar-se entre os dias 14 e 20 de Fevereiro. Organizada pelo Departamento Arquidiocesano da Pastoral Familiar, a intenção é reflectir sobre o namoro, o casamento e a família.

Durante a Semana Amoris Laetitia, entre os dias 14 e 18 de Fevereiro, serão transmitidos através das redes sociais da Arquidiocese breves testemunhos de noivos e casais com as temáticas “Namoro cristão”, “Casal e família”, “Ao serviço da Igreja”, “Filhos” e “Desafios da Família hoje”.

Também já está disponibilizado, no site da Pastoral Familiar, um guião para um Jantar Laetitia, a realizar em casal ou em família, em que é proposto um momento de reflexão e partilha à mesa, com uma 'ementa espiritual'.

Na sexta-feira, 18 de Fevereiro, é dia de Cinema Amoris, e serão apresentadas várias propostas de filmes para um serão de cinema em família.

No sábado, dia 19, de novo às 21 horas, na Capela da Imaculada do Seminário Menor de Braga, será rezado o terço por todas as famílias, presidido pelo Arcebispo D. José Cordeiro. Este momento de oração terá também transmissão nas redes sociais e o guião para rezar o terço em família estará disponível no site do Departamento da Pastoral Familiar.

A Semana termina no Domingo, 20 de Fevereiro, com a 4.ª sessão da Escola de Famílias, que tem o tema «Pontes entre nós». Esta sessão é dedicada à comunicação no casal, às exigências que o dia-a-dia coloca e que podem, de acordo com a Pastoral, fazer com que passem muitos dias sem percorrer a nossa ponte entre o casal, aquela que construímos no coração”.

A sessão decorre presencialmente, no Centro Pastoral da Arquidiocese em Braga, mas também pode ser acompanhada plataformas digitais. Após a Escola de Famílias, realiza-se a Eucaristia de encerramento, às 18 horas, na Capela da Imaculada, presidindo o bispo auxiliar, D. Nuno Almeida.

Sugestões de filmes

- Filme Coco

- Filme Luca

- Filme Capitão fantástico

Ben Cash vive com a esposa Leslie e os seis filhos no deserto de Washington. Eles são ex-ativistas de esquerda que, desiludidos com o capitalismo e a vida americana, escolheram incutir competências de sobrevivência, política de esquerda e filosofia nos seus filhos e treina-nos para serem autossuficientes, fisicamente em forma e atléticos, demonstrando a beleza de conviver com a natureza e comemorando o aniversário de Noam Chomsky em vez do Natal. Tendo chegado o confronto com a sociedade americana, o filme evidencia uma série de peripécias, que nos levam a refletir sobre a forma como educamos os filhos. Ver aqui.

- Filme O Filho da Noiva

Aos 42 anos Rafael Belvedere (Ricardo Darín) está em crise, pois assumiu muitas responsabilidades e já não tem tempo para se divertir. Boa parte de seu tempo é gasto no restaurante fundado pelo seu pai, no qual até tem um relativo sucesso. Rafael raramente visita a sua mãe, Norma (Norma Alejandro), que está a perder as faculdades mentais e não entende a razão de o pai a visitar.  Certo dia, sofre um ataque cardíaco, que faz com que encontre novamente com Juan Carlos (Eduardo Blanco), um amigo de infância, que o ajuda a reconstruir o seu passado e ver o presente com outros olhos e a compreender as fragilidades dos outros, a começar pela própria família. Ver aqui.

- Filme A loja do Ourives

Com base numa peça de teatro, escrita por S.João Paulo II, o filme “A Loja do Ourives”, apresenta a difícil situação de um casal, para quem o divórcio não é uma opção.

O texto do Papa polaco examina o amor do casal em diversas facetas mas a adaptação cinematográfica também quer destacar um discurso mais amplo: a possibilidade de criar um mundo melhor e mais bonito, através da força inesgotável do Amor.

Veja aqui os dois atos que compõem o filme: A loja do ourives - Ato 1 e A loja do ourives - Ato 2

Notícia actualizada a 10 de Fevereiro com os guiões disponibilizados e as sugestões de filmes pela Pastoral Familiar.

Download de Ficheiros

Rosário para famílias

Jantar em casal – cuidar o amor