28 janeiro 2022

D. José Ornelas é o novo Bispo de Leiria-Fátima

Fotografia Corbis via Getty Images/Horacio Villalobos

DACS

D. José Ornelas Carvalho foi nomeado esta sexta-feira Bispo da Diocese de Leiria-Fátima. O Bispo eleito é actualmente bispo de Setúbal e presidente da Conferência Episcopal Portuguesa.

D. José Ornelas segue-se a D. António Marto à frente da Diocese de Leiria-Fátima, onde o cardeal está desde 2006.

D. José Ornelas nasceu a 5 de Janeiro de 1954, na Madeira, e foi aluno do Seminário Menor Diocesano do Funchal entre 1964 e 1967. Desejando ser missionário, pediu para ingressar no Colégio Missionário da Congregação dos Sacerdotes do Coração de Jesus (Dehonianos), no

Funchal, onde esteve dois anos, prosseguindo depois os estudos no Instituto Missionário, em Coimbra, até 1971.

Depois de um ano de noviciado, fez a primeira profissão religiosa em Aveiro, em Setembro de 1972. Após dois anos de estudos filosóficos, passou dois anos nas missões da Congregação em Moçambique, até 1976, regressando, em seguida, a Lisboa, onde concluiu a Licenciatura em Teologia, na Universidade Católica Portuguesa, em 1979. Especializou-se em Ciências Bíblicas, em Roma e Jerusalém, concluindo com a Licenciatura Canónica no Pontifício Instituto Bíblico de Roma. Foi ordenado padre na sua terra natal, Porto da Cruz, a 9 de Agosto de 1981.

Regressado a Portugal em 1983, foi docente assistente e secretário da Faculdade de Teologia de Lisboa. Dedicou-se depois a preparar o doutoramento em Roma e na Alemanha entre 1992 e 1996, obtendo o grau de doutor em Teologia Bíblica na Universidade Católica Portuguesa em Julho de 1997. Na mesma Universidade, retomou as actividades docentes até 2003.

Na sua Congregação, foi Vice-Reitor do Seminário de Nossa Senhora de Fátima, em Alfragide, em paralelo com a actividade docente, e assumiu outros cargos no âmbito da Província Portuguesa dos Dehonianos, da qual se tornou Superior Provincial em Julho de 2000. No Capítulo Geral da Congregação, foi eleito Superior Geral da Congregação dos Sacerdotes do Coração de Jesus em Maio de 2003, cargo que ocupou até Junho de 2015.

Foi nomeado Bispo de Setúbal a 24 de Agosto de 2015. A ordenação episcopal teve lugar a 25 de Outubro do mesmo ano, na Catedral da diocese sadina, onde tomou posse.

Em Junho de 2020, D. José Ornelas foi eleito Presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, e falou ao Igreja Viva da Igreja em Portugal e no mundo, dos desafios a enfrentar e como se devem conservar os valores cristãos.