27 janeiro 2022

Capuchinhos anunciam encerramentos em toda a Irlanda

Fotografia William Murphy/Infomatique/Flickr | Creative Commons

DACS com The Tablet

Segundo a Ordem dos Capuchinhos, o convento em Rochestown tem zero vocações desde os anos 1980.

Os Capuchinhos na Irlanda anunciaram o encerramento de dois Conventos e a saída da residência numa paróquia de Dublin devido ao perfil envelhecido da Ordem e à diminuição do número de frades.

Em comunicado, o Ir. Seán Kelly, Provincial dos Capuchinhos, disse que a decisão foi tomada no Capítulo mais recente, após uma avaliação da capacidade da Ordem em manter a sua presença e apostolado em nove comunidades em todo o país, com apenas 65 frades com uma idade média de 78 anos.

“Para dar uma perspectiva, quando entrei na Ordem em 2002, tínhamos 114 frades com uma idade média de 70 anos”, disse o Irmão Kelly.

Os encerramentos irão afectar o Convento de Santo António, em Carlow, e o Convento de São Francisco, em Rochestown, Cork, enquanto a saída da residência se refere à Paróquia de São Francisco em Priorswood, Dublin. A saída de Rochestown e Carlow irá acontecer depois do Capítulo Provincial, em Julho de 2022.

O Convento de Rochestown foi fundado na década de 1870 e foi o primeiro Convento dos Capuchinhos a retornar à vida religiosa regular após os tempos Penais. “É um lugar importante para nós e para tantos frades” que ao longo dos anos se tornou “o berço da Ordem na Irlanda”, disse o Ir. Kelly.

O Colégio de São Francisco foi fundado a princípio para encorajar as vocações, tornando-se depois num internato. O Colégio não tem nenhuma vocação desde o final dos anos 1980. Já não funciona colégio interno, mas como uma popular escola secundária.

O irmão Kelly disse: “O encerramento do Convento não afectará de forma alguma o funcionamento do colégio”. Os frades continuarão como patronos, fazendo parte do conselho de administração e constituindo um “elo de ligação” para oferecer assistência sacramental e pastoral à comunidade escolar.

O Convento dos Capuchinhos de Carlow foi inaugurado em 1978 como casa de postulantes. No entanto, não há postulantes em Carlow desde o início dos anos 1990.

A Ordem continuará a administrar a paróquia de Priorswood em Dublin, mas, a partir de Agosto deste ano, os frades irão residir no Convento de Raheny e não na paróquia.

“Quando se trata dos lugares de onde estamos a sair, sabemos que quando vamos deixamos para trás um lugar que fará sempre parte da nossa história… e um lugar cheio do espírito de São Francisco e Santa Clara”, disse o Provincial.

Artigo de Sarah Mac Donald, publicado no The Tablet a 27 de Janeiro de 2022.