21 janeiro 2022

Rede de Celebrações da Semana Santa apresenta candidatura a Itinerário Cultural Europeu

Fotografia Ana Marques Pinheiro

DACS

A candidatura pretende ser representativa de todas as celebrações da Semana Santa e Páscoa de diferentes confissões religiosas que são celebradas na Europa.

A Rede Europeia de Celebrações da Semana Santa e da Páscoa apresentou esta quarta-feira na Feira Internacional de Turismo uma candidatura como Itinerário Cultural Europeu, que diz que vai permitir “posicionar-se como uma atracção cultural de valor reconhecido em toda a Europa”.

A candidatura como Itinerário Cultural Europeu da Rede Europeia de Celebrações da Semana Santa e Páscoa pretende ser representativa de todas as celebrações da Semana Santa e Páscoa de diferentes confissões religiosas que são celebradas na Europa, católica e também ortodoxa.

A apresentação teve a participação da presidente da Rede Europeia de Celebrações da Semana Santa e Páscoa, María Luisa Ceballos, e de vários elementos de outras organizações e por Portugal, com a Comissão da Semana Santa de Braga representada por Marco Sousa.

A Rede quer “ascender como modelo de conservação e estudo para o património social, cultural e religioso que compõem estas tradições”.

As Rotas Culturais Europeias foram lançadas pelo Conselho da Europa, em 1987. Mais de 30 Itinerários Culturais do Conselho da Europa oferecem uma “riqueza de lazer e actividades educativas para todos os cidadãos, sendo recursos fundamentais para um turismo responsável e desenvolvimento sustentável”. A certificação como Itinerário Cultural do Conselho da Europa é considerada uma garantia de excelência”.

A Rede Europeia de Celebrações da Semana Santa e Páscoa foi criada em 2019 e é constituída pelos municípios de Palermo e Caltanissetta, na Itália, pelo município de Birgu, em Malta; pela Comissão de Quaresma e Celebrações da Semana Santa de Braga, pelas Representações da Paixão de Cristo em Skofja Loka, Eslovénia, e pelos municípios que fazem parte da rota Caminos de Pasión.