4 janeiro 2022

A “quota rosa” dos bispos da Áustria: mulheres irão ocupar pelo menos um terço dos cargos de liderança

Fotografia DR

DACS com Vida Nueva Digital

Presidente da Conferência Episcopal Austríaca expressou o compromisso do Episcopado de aumentar a “proporção de mulheres em cargos de liderança na Igreja”.

Os bispos austríacos comprometeram-se a aumentar o número de mulheres em cargos importantes nas suas dioceses em todo o país.

A informação foi confirmada à Kathpress pelo presidente da Conferência Episcopal Austríaca, Franz Lackner, que explicou que em breve serão tomadas medidas para que a “proporção de mulheres em cargos de liderança na Igreja” aumente.

Da mesma forma, o arcebispo de Salzburgo destacou que “o empoderamento das mulheres será um tema permanente nas ofertas de formação adicional para líderes da Igreja”.

Especificamente, “a interacção sensível entre os sexos deverá tornar-se um tópico obrigatório”, acrescentou.

Proposta da Pastoral

Por trás desta decisão da Igreja austríaca está uma proposta da Comissão Pastoral (PKÖ), que foi estudada pelo episcopado durante a sua última assembleia, realizada em Novembro.

“As medidas decididas são também um resultado concreto das consultas com mulheres em cargos de liderança eclesial que ocorreram durante a assembleia geral dos bispos no Verão”, esclarece Lackner.

Artigo de Vida Nueva Digital, publicado a 3 de Janeiro de 2021.