27 dezembro 2021

Papa pede mais diálogo nas famílias

DACS com Agência Ecclesia

Para o pontífice, é importante rezar todos os dias para pedir o “dom da paz”.

O Papa Francisco assinalou a festa da Sagrada Família com um pedido por mais diálogo no seio das famílias e apelou a que haja mais espaço para o encontro pessoal.

O líder da Igreja Católica afirmou que “é triste ver, nas refeições em família, cada um com o seu telemóvel, sem se falarem” e explicou que falar à mesa e manter um diálogo entre pais e filhos, entre irmãos”, ajuda a viver a raiz familiar, que vem dos avós”.

Francisco alertou para os perigos da “ditadura do eu”, que considera corrosiva nos relacionamentos, e disse que é perigoso quando, “em vez de nos ouvirmos, nos culpamos pelos erros; quando, em vez de fazermos gestos de cuidado com os outros, nos fixamos nas nossas necessidades; quando, em vez de falar, nos isolamos com o telemóvel”.

O Papa sublinhou a necessidade de procurar entendimentos e evitar “um silêncio frio” após eventuais discussões, aconselhando a fazer as pazes à noite, no fim de tudo”.

Para o pontífice, é importante rezar todos os dias para pedir o “dom da paz” e aprender a ouvir e a compreender-nos, a caminhar juntos, a enfrentar os conflitos e as dificuldades”, um desafio diário que só pode ser vencido com a atitude certa, com pequenas atenções, com gestos simples, cuidando dos detalhes das nossas relações”.

Francisco disse ainda que Jesus “também é filho de uma história familiar” e recordou vários episódios do Evangelho que relatam viagens com a família, importantes porque todos vimos de uma história tecida por laços de amor e a pessoa que somos hoje não nasce tanto dos bens materiais de que desfrutamos, mas do amor que recebemos”.