13 dezembro 2021

Aldeia dos Presépios de Garfe já foi inaugurada

Fotografia DR

DACS

A 19 de Dezembro, às 9h30, há uma Caminhada dos Presépios organizada pelo município da Póvoa de Lanhoso.

Foi inaugurada este domingo a edição de 2021 da Aldeia dos Presépios de Garfe, no concelho da Póvoa de Lanhoso. A iniciativa dura até 9 de Janeiro de 2022 e caracteriza-se pela colocação de presépios em vários locais da freguesia.

A abertura contou com a actuação de diversos artistas e a inauguração de um monumento que procura perpetuar a imagem da Aldeia dos Presépios.

No dia 19 de dezembro, às 9h30, começa a Caminhada dos Presépios, organizada pelo município da Póvoa de Lanhoso e considerada pela organização da iniciativa uma excelente oportunidade para as pessoas circularem em segurança pela freguesia, conhecer os presépios e realizar um programa familiar diferente”.

Pode ainda ser visitada, no Museu dos Presépios – próximo da Igreja Paroquial –, a colecção particular de presépios do padre Luís Fernandes, que conta com cerca de 3300 presépios de diversos tamanhos, materiais e de diferentes cantos do mundo. O Salão Paroquial de Garfe conta com uma exposição com presépios artesanais produzidos por garfenses.

A iniciativa da Aldeia dos Presépios de Garfe iniciou-se há 20 anos, teve como principal força motriz o padre Luís Fernandes e foi pensada para procurar unir e alegrar as gentes da terra no ano de 2001, marcado por sucessivos acontecimentos trágicos na freguesia”.