7 dezembro 2021

Conferência "Em Louvor da Virgem" realiza-se amanhã

DACS

Sessão conta com a participação dos investigadores Luís Carlos Amaral, José Carlos Lopes de Miranda e Isabel Morujão.

Realiza-se amanhã, dia 8 de Dezembro, no Museu dos Biscainhos, em Braga, pelas 17h30, a 22.ª conferência com o tema "Em Louvor da Virgem: expressões do culto mariano na terra bracarense no período medieval", proferida por Luís Carlos Amaral, Professor Auxiliar do Departamento de História da Faculdade de Letras da Universidade do Porto e investigador do CITCEM.

"Expressão maior da religiosidade das comunidades do Entre-Douro-e-Minho, o culto mariano estava já profundamente enraizado neste território no momento da formação de Portugal. A centralidade da Igreja de Braga transformou-a, também nesta matéria, em agente privilegiado da divulgação de algumas das mais relevantes manifestações da devoção a Santa Maria e às múltiplas invocações com que os séculos foram revestindo Nossa Senhora", refere a organização.

A conferência irá contar com vários investigadores como José Carlos Lopes de Miranda, Professor Auxiliar da Faculdade de Ciências Sociais de Braga da Universidade Católica Portuguesa e Isabel Morujão, Professora Auxiliar do Departamento de Estudos Portugueses e Românicos da Faculdade de Letras da Universidade do Porto e investigadora do CITCEM.

A mesa redonda será moderada por Maria Amélia Ribeiro de Carvalho, docente no Instituto de Letras de Ciências Humanas da Universidade do Minho.

A sessão será transmitida online através da página de Facebook do Município de Braga e irá contar com a participação do Grupo Vocal Ançable, que interpretará um Poslúdio Musical.