Arquidiocese de Braga -
23 novembro 2021
90% dos estudantes peruanos reconhecem que o ensino religioso os ajuda a ser pessoas melhores
DACS com Vida Nueva Digital
Gabinete Nacional de Educação Católica (ONDEC) e Fundação SM apresentaram o relatório “Panorama da Educação Religiosa no Peru”.
Um estudo que avança dados como “90% dos alunos reconhece que o ensino religioso os ajuda a ser pessoas melhores” ou que 95% das famílias no Peru considera que a religião ajuda os seus filhos a terem valores e 85% dos professores reconhece que contribui para dar sentido à vida pessoal dos alunos.
O primeiro estudo do país
A investigação “dá a palavra aos protagonistas do ensino da Religião no Peru, aos professores, alunos, famílias e até ex-alunos e futuros professores, para analisar o estado actual da Educação Religiosa nas instituições educativas do país”, segundo informam os seus promotores.
“Estamos perante o primeiro estudo sobre este tema que se realizou no país. Todos eles contribuíram com a sua visão sobre o assunto e a influência que este assunto teve nas suas vidas”, garantem sobre o estudo com mais de 156 mil respostas.
A cerimónia de apresentação contou com a presença de D. Robert Prevost, membro da Comissão Episcopal de Educação da Conferência Episcopal do Peru; Rosario Urviola, directora do Gabinete Nacional de Educação Católica; Mayte Ortiz, directora da Fundação SM, e Carlos Esteban, director do Observatório da Religião na Escola e autor do relatório.
O ORE é um programa da Fundação SM que tem como objectivo ser uma referência no ensino das religiões nos sistemas educativos, proporcionando, sobretudo, análise e investigação, e dirigido à comunidade educativa e à sociedade.
Artigo publicado em Vida Nueva Digital a 23 de Novembro de 2021.
Partilhar