9 novembro 2021

Se acontecer “no teu turno”

Fotografia NCR

DACS com La Croix International

Sanções mais severas para abusos sexuais significam que os bispos têm de fazer o seu trabalho porque devem ser responsabilizados.

Verifico várias fontes de notícias todas as manhãs, no início do meu dia.

Essa prática às vezes leva a justaposições interessantes, como na manhã recente em que li sobre bispos polacos que, durante as suas visitas ad limina a Roma, reclamaram que as sanções aos bispos que trataram mal os casos de abuso sexual clerical foram muito graves.

A reclamação era que a destituição do cargo e, presumivelmente, aos seus olhos, a “redução” ao ministério pastoral é injustamente severo.

O Presidente da Conferência dos Bispos terá dito numa entrevista em Outubro que “um bispo que havia mostrado tolerância para com um clérigo culpado de abusar de um menor é punido com mais severidade do que o culpado”.

Não pareceu pensar que talvez isso significasse que a punição dos clérigos abusadores possa ser muito branda. Também não pareceu perceber que a “tolerância” para com um agressor é ser cúmplice de um crime.

Embora um cardeal e oito bispos na Polónia tenham sido submetidos a sanções até agora, apenas três deles foram removidos do seu ministério porque os restantes já estavam aposentados.

Depois de ler esse artigo, li outro sobre um submarino de ataque com propulsão nuclear americana que colidiu com uma montanha submarina. O monte submarino não apareceu em nenhum gráfico.

O relatório disse que os dois oficiais superiores do USS Connecticut e um membro da tripulação alistado foram removidos dos seus cargos. Não houve mais detalhes sobre os motivos da sua despromoção.

Dever de prever o perigo

No entanto, as sanções certamente não foram inesperadas para os oficiais porque um dos princípios do comando militar é que “se acontecer no teu turno” és o responsável, tenhas previsto um problema ou não.

É teu dever prever o perigo e, portanto, tudo o que correr mal quando estiveres no comando é da tua responsabilidade. Às vezes, isso pode ser obviamente injusto, mas todos sabem dessa possibilidade ao aceitarem as responsabilidades e recompensas do comando.

Imagino que os militares da Polónia sigam o mesmo protocolo e os bispos desse país fariam bem em familiarizar-se com ele. Talvez os capelães militares lhes possam explicar isso.

Obviamente, os bispos polacos não concordam que algo que acontece sob a sua supervisão, mesmo que implique que sejam cúmplices de um crime, mereça o equivalente eclesiástico da punição imposta aos comandantes de um submarino que esbarra com uma montanha invisível não mapeada.

Claro, essa atitude não se limita aos bispos de um qualquer país. É comum entre eles em muitos países. A palavra “bispo” significa literalmente “supervisor”. Por outras palavras, a definição do dever de um bispo é a sua responsabilidade de estar “vigilante”.

De repente e de modo desconfortável, os bispos na Polónia e no resto do mundo estão finalmente a aprender o que significa ter algo a acontecer sob a sua vigilância. Eles estão a aprender, assim se espera, que ser um supevisor na Igreja significa mais do que simplesmente a oportunidade de usar roupas fantásticas e um chapéu engraçado, enquanto se aceita a adulação e a deferência do número cada vez menor de pessoas dispostas a oferecê-las.

Os bispos que se queixam estão a aprender que a demora, a procrastinação, o adiamento, os encobrimentos, a cegueira selectiva, o evitamento e a “tolerância” ao lidar com os abusos não serão mais negligenciadas pela sede em Roma.

O Papa Francisco, em Maio de 2019 emitiu uma instrução, Vos Estis Lux Mundi, que na língua do Vaticano basicamente diz: “se acontecer no teu turno”.

“Mesmo quando se serve doutras pessoas, o Metropolita permanece, em todo o caso, responsável pela direção e a realização das investigações, bem como pela execução precisa das instruções” dadas por Roma no prazo de 30 dias após a notificação de um caso. (Um “Metropolita” é um arcebispo supervisor de outros bispos da área.)

Quando falham na vigilância

Por outras palavras, os supervisores não apenas na Polónia, mas em todo o mundo foram avisados ​​de que devem fazer tudo o que a supervisão requer e sem demora.

Os bispos na Polónia e noutros lugares estão agora a descobrir o que acontece com aqueles que falham durante “o seu turno”. São removidos do cargo.

Exactamente como deveria ser. É escandaloso que este não tenha sido o caso no passado. Se assim fosse, a história recente e o aparente futuro próximo da Igreja Católica poderiam ter sido muito diferentes.

Por todo o mundo, os bispos não têm sido dignos de confiança, por isso agora é altura de enfrentarem as consequências da sua inacção e acção, dos seus pecados de omissão e comissão.

Até que os bispos como uma classe aprendam a ser fiéis ao seu trabalho, esse risco deve ser executado com rigor, pelo menos tanto rigor quanto os militares usam para fazer cumprir as suas expectativas.

Alguma dessa responsabilidade por ver a missão ser cumprida deve ser nossa. Não podemos acreditar que os supervisores em Roma serão sempre bons observadores. Fazer isso significaria ignorar a história, os eventos actuais e o bom senso. Todos devemos estar atentos aos que vigiam.

Os bispos estão a ser forçados a aceitar as consequências de assumir o cargo de supervisores. É uma justiça poética porque muitos bispos passaram as suas carreiras como padres em busca de promoção por um lugar de comando. Agora têm de fazer esse o trabalho porque devem ser responsabilizados pelo que acontece sob a sua supervisão.

Artigo do Pe. William Grimm, publicado no La Croix International a 8 de Novembro de 2021.