5 novembro 2021

Mulher “prega” na eucaristia de encerramento do encontro da Família Inaciana reunida em Marselha

Fotografia Jeremy Suyker

DACS com La Croix International

A Irmã Christine Danel, Superiora Geral da Congregação de Xavières, focou-se na santidade à luz dos escândalos de abusos sexuais na Igreja.

Uma Superiora religiosa na França esteve debaixo dos holofotes esta semana depois de “pregar” para cerca de 7.000 pessoas que se reuniram para a eucaristia na cidade portuária de Marselha, no Mediterrâneo.

“Estou impressionada com o número de pessoas que me agradeceram e parabenizaram por esta meditação no Dia de Todos os Santos”, disse Christine Danel, Superiora Geral das Irmãs Xavière ou Missionárias de Jesus Cristo.

A Superiora de 55 anos reflectiu sobre a santidade logo após a homilia de um bispo. A ocasião foi a missa de encerramento de uma celebração de uma semana da Família Inaciana, que inclui os Jesuítas, numerosas congregações religiosas femininas e outros grupos ligados à espiritualidade de Santo Inácio de Loyola.

“Eles não estavam tão interessados ​​no que eu disse quanto no facto de ter sido uma mulher a falar naquele momento da missa”, disse a Irmã Danel ao La Croix. “É verdade que isto não acontece com frequência”, sublinhou.

O Arcebispo Jean-Marc Aveline, de Marselha, que presidiu à Liturgia do Dia de Todos os Santos, pregou sobre a passagem do Evangelho do dia. Mas convidou então a irmã Christine, cuja congregação religiosa foi fundada na sua diocese há 100 anos, a oferecer “alguns caminhos para meditação”.

O padre François Boëdec, responsável pela província jesuíta da Europa Ocidental, propôs a ideia. A Irmã Christine, vestida com uma veste roxa que os membros de ordens religiosas de inspiração inaciana usaram durante o encontro em Marselha, falou por pouco mais de cinco minutos.

“Acesso à voz e ao governo”

“Todos os santos: como ousamos falar de santidade depois de descobrirmos a extensão dos crimes perpetrados na nossa Igreja?”, começou por dizer.

“Como é que a sexualidade, o poder e o sagrado se podem ter tornado tão mal orientados? Precisamos de muita humildade, nas nossas palavras, e de muita coragem, nas nossas acções, para nos reformarmos”, disse a Ir. Danel, Superiora das Missionárias de Jesus desde 2017.

Exortou todos aqueles que estavam reunidos a não confundirem “santos” com “anjos” e a desconfiarem da ilusão de perfeição.

"É um engodo que nos pode levar à frustração, rancor ou hipocrisia e a mascarar as nossas falhas”, alertou.

A Irmã fez eco de algumas das propostas que a Comissão Independente da França sobre Abuso Sexual na Igreja (CIASE) emitiu no relatório publicado no mês passado.

“Temos um longo caminho a percorrer para desenvolver esta alteridade, esta complementaridade, em todas as áreas da Igreja, incluindo o acesso a ter uma voz e ao governo”, disse.

Esse “acesso a ter uma voz” ainda é um trabalho em progresso, considerando que apenas padres e diáconos podem pregar a homilia na missa. É muito raro ouvir-se uma mulher falar na igreja após a proclamação do Evangelho, embora os leigos possam comentar as leituras bíblicas durante a Liturgia da Palavra (com ou sem a Comunhão do tabernáculo) na ausência de um sacerdote – isto é, quando a Eucaristia não é celebrada.

Mas essa questão de abrir o ministério da pregação aos leigos tem-se tornado um tema recorrente em várias partes da Igreja. Há um grande apoio a esta ideia na Alemanha, por exemplo.

Padres espalhados pela igreja

O Papa Francisco emitiu um motu proprio em Janeiro passado que permite especificamente que as mulheres sejam oficialmente nomeadas para os ministérios do leitor e do acólito. Simbolicamente, o texto magisterial afirma que as mulheres têm um lugar no altar. Mas isto é verdade apenas para os ministérios menores.

Actualmente, as mulheres não podem ser ordenadas diaconisas ou sacerdotes, as únicas pessoas que podem pregar a homilia na missa. Permitir que um leigo ofereça uma meditação directamente após a homilia seria um meio termo satisfatório?

“Possivelmente, poderia responder a uma forte necessidade de hoje haver uma pluralidade de vozes na Igreja e uma visão da Palavra de Deus diferente da do sacerdote”, disse a irmã Christine.

A Família Inaciana permitiu este e outros gestos simbólicos durante o encontro de Marselha. Durante a Missa do Dia de Todos os Santos, por exemplo, apenas uma minoria dos padres presentes estava à volta do altar. A maioria estava espalhada pela igreja, de alva, e até mesmo alguns na fila de trás.

O leccionário foi levado por uma procissão de crianças liderada por uma menina. E, durante a vigília de oração da noite anterior, uma mulher deu a bênção final. Mais precisamente, ela convidou todos os participantes a levantarem as mãos para se abençoarem uns aos outros.

Artigo de Mélinée Le Priol, publicado no La Croix International a 3 de Novembro de 2021.