Arquidiocese de Braga -
2 novembro 2021
Papa afirma que santidade é uma “profecia que revoluciona o mundo”
DACS com Agência Ecclesia
Na reflexão que fez sobre as bem-aventuranças, Francisco afirmou que elas significam “esvaziar-se de si mesmo para dar lugar a Deus”.
O Papa Francisco disse ontem que a santidade que é proposta aos católicos é uma “profecia que revoluciona o mundo”.
Antes da recitação da oração do ângelus, o líder da Igreja Católica explicou que a mensagem da santidade é “contra-corrente” porque “o mundo diz que para se ter felicidade é preciso ser rico, poderoso, sempre jovem e forte, ter fama e sucesso” mas Jesus subverte esses critérios “e faz um anúncio profético: a verdadeira plenitude de vida alcança-se seguindo Jesus, praticando a sua palavra”.
Na reflexão que fez sobre as bem-aventuranças, Francisco afirmou que elas significam “esvaziar-se de si mesmo para dar lugar a Deus. Quem se julga rico, bem-sucedido e seguro, baseia tudo em si mesmo e fecha-se para Deus e os irmãos”. Para o Papa, esta mensagem é o anúncio de uma “felicidade inaudita”.
Francisco alertou que, sem alegria, a fé acaba por se transformar num “exercício rigoroso e opressor”, levando as pessoas a “adoecer de tristeza”, e continuou a perguntar “somos cristãos alegres? Sou um cristão alegre, ou não? Espalhamos a alegria ou somos pessoas enfadonhas, tristes, com cara de funeral?”.
Partilhar