Arquidiocese de Braga -
26 outubro 2021
Espiritanos apostam no diálogo inter-religioso
DACS com Sampaio Viana
O Capítulo Geral decorreu de três a 24 de Outubro e juntou mais de cem espiritanos.
O diálogo inter-religioso faz parte dos “temas sensíveis da Missão Espiritana” abordados no Capítulo Geral da Congregação Missionária do Espírito Santo, que terminou no passado domingo, na Tanzânia.
Outros temas abordados e que enriqueceram o Capítulo e a Congregação pela reflexão comum foram “a formação inicial e contínua, comunidade inter-cultural, espiritualidade, justiça e paz e integridade da criação, desenvolvimento, leigos espiritanos, ética e profissionalismo, organização”.
“Estamos entusiasmados com a proposta de novas direções no viver da nossa missão espiritana no mundo de hoje”, referem os capitulares.
Vendo o futuro com esperança, os espiritanos lembram que, “ao encerrarmos o nosso Capítulo em Bagamoyo, 4.500 jovens, famílias e educadores dos Aprendizes de Auteuil encontram-se em peregrinação a Lourdes. Vemos neste encontro um sinal de esperança para estes tempos incertos e unimo-nos em oração a todos os que participam nesta celebração”.
O Capítulo Geral decorreu de três a 24 de Outubro e juntou mais de cem espiritanos professos e leigos, entre eles os portugueses Pe. Eduardo Miranda (superior da comunidade do Centro Espírito Santo e Missão, na Silva, Barcelos), o Pe. Pedro Fernandes (superior da província de Portugal) e o Pe. Tony Neves (a trabalhar, em Roma, junto do conselho geral, para o qual foi eleito como assistente geral).
Partilhar