Arquidiocese de Braga -
14 outubro 2021
Missionários Espiritanos reunidos em Capítulo Geral na Tanzânia até dia 24
DACS com Sampaio Viana
O Capítulo Geral dos Missionários Espiritanos realiza-se de oito em oito anos.
Os Espiritanos estão reunidos este mês no XXI Capítulo Geral em Bagamoyo, na Tanzânia. O encontro começou a 3 de Outubro e termina no dia 24 deste mês.
Portugal está representado por dois sacerdotes, os padres Tony Neves e Eduardo Miranda – director do Centro Espírito Santo e Missão (CESM), no antigo Seminário da Silva, em Barcelos.
Na véspera da abertura do Capítulo Geral teve lugar a celebração da festa do primeiro fundador dos Espiritanos, Cláudio Poullart des Places. O momento central foi a Eucaristia, presidida pelo Pe. Bede Ukwuije, primeiro assistente geral.
Em dia litúrgico dos Santos Anjos da Guarda, o Pe. Bede explicou na homilia que “Cláudio fez-se simples e pobre com os pobres a fim de lhes mostrar a ternura e o amor de Deus. Ele escreve mais tarde na sua Regra: A sociedade...tem o propósito de educar os clérigos pobres na disciplina eclesiástica, no zelo e no amor à virtude, especialmente a obediência e a pobreza, que estarão prontos para tudo nas mãos dos seus superiores, para servir nos hospícios, para evangelizar os pobres e os infiéis, e não só para empreender mas também para amar de todo o coração e preferir a tudo o resto os deveres mais mesquinhos e laboriosos para os quais os ministros se encontram com dificuldade”.
Na missa dominical, o Pe. Philippe Massawe – provincial da Tanzânia, que presidiu à celebração – deu as boas vindas a todos os participantes e terminou a homilia com uma palavra de incentivo: “Agora que partilhamos estes momentos com Deus, reconheçamos que o acontecimento que estamos a iniciar não é uma coisa humana, mas divina. Neste Capítulo, continuemos a entrar numa relação mais profunda que é confirmada pela Bíblia e que é a realização dos desejos mais profundos do coração humano. Peçamos todos a Deus para que o nosso trabalho nestas três semanas seja repleto de bênçãos divinas”.
O segundo dia foi dia de retiro, orientado pelo Pe. Eamon Mulcahy.
O Capítulo Geral dos Missionários Espiritanos realiza-se de oito em oito anos e, para além de eleger o Superior Geral e o seu Conselho, verifica a fidelidade da Congregação à missão na Igreja, anima a vitalidade religiosa e apostólica dos membros do Instituto, avalia a aplicação das medidas tomadas pelos Capítulos precedentes, estabelece as prioridades missionárias para os próximos anos e examina a situação financeira da Congregação.
O logótipo deste encontro foi desenhado pelo Pe. Damasceno dos Reis, espiritano a trabalhar em Portugal. De acordo com a Congregação, “a linha em movimento ascendente indica a Ressurreição, elevando-se a uma nova vida, para criar de novo e deixar-se mover pelo Espírito Santo simbolizado pela pomba. As linhas duplas e não muito lineares denotam um desenho ainda em criação, ainda em esboço…… Deus que está a criar algo novo em nós”. Já a cor vermelha sobre fundo branco representa a Polónia, lugar onde estava inicialmente previsto realizar-se o Capítulo, em 2020.
Partilhar