6 outubro 2021

Formação online para zeladores e sacristães

DACS

Subordinada ao tema “Gestos de cuidado com a nossa casa”, a formação será transmitida através dos canais habituais.

O Serviço de Ministérios Litúrgicos do Departamento Arquidiocesano para a Liturgia irá dinamizar uma formação online para zeladores e sacristães, a decorrer no próximo dia 15 de Outubro, às 21h00.

Subordinada ao tema “Gestos de cuidado com a nossa casa”, a formação conta com a intervenção de Isabel Stadler Dias Costa e do Cón. José Paulo Abreu.

"O objectivo desta formação por meios digitais é que os fiéis que exercem estes serviços de zeladores e sacristães se reúnam por paróquia ou conjunto delas, assistindo à formação num salão paroquial ou numa sala que permita a transmissão e visualização da formação. No final da transmissão, serão deixados alguns tópicos de reflexão para que o grupo de pessoas aí presente possa partilhar, debater e alargar horizontes sobre estes serviços de cuidado ao património nas suas comunidades cristãs concretas", refere o Serviço de Ministérios Litúrgicos em comunicado.

Até ao dia 12 de Outubro, quem tiver questões para formular aos oradores pode fazê-lo através do seguinte formulário: https://forms.gle/WBFDdoRxk4EWFJHZA.

As perguntas podem ser sobre o cuidado, a conservação e o restauro do património e das alfaias litúrgicas, bem como sobre o decoro, o asseio e o zelo dos espaços litúrgicos.