Arquidiocese de Braga -
4 outubro 2021
“Com o coração triste…” – o escândalo dos padres abusivos
DACS com The Tablet
Artigo do Pe. Tomáš Halík, publicado no "The Tablet".
Com espírito de humildade e com o coração dorido – in spiritu humilitatis et in animo contrito – desejo tocar numa das feridas mais dolorosas da Igreja. Até o corpo místico de Cristo Ressuscitado carrega feridas e, se as ignorássemos, se não quiséssemos tocá-las, não teríamos o direito de dizer com o Apóstolo Tomé: “Meu Senhor e meu Deus!”. De acordo com uma antiga lenda, o próprio diabo apareceu a São Martinho na forma de Cristo. Mas Martinho perguntou-lhe: onde estão as tuas feridas? Um Cristo sem feridas, uma Igreja sem feridas, uma fé sem feridas, é apenas uma ilusão diabólica. Com coragem na cura e no poder libertador da verdade, queremos tocar as feridas infligidas pelo clero católico e oficiais da Igreja aos indefesos, especialmente crianças e adolescentes e, portanto, à credibilidade da Igreja no mundo de hoje.
Para compreender esta crise e aceitá-la como kairós, como um desafio e uma oportunidade para amadurecer a nossa Igreja e a nossa fé, precisamos de ver e abordar o fenómeno do abuso clerical num contexto mais amplo. Os sobreviventes e vítimas de abuso devem estar no centro da nossa preocupação. Devemos dar-lhes todo o apoio legal, psicológico e espiritual de que precisam. Os culpados devem ser punidos e ajudados no caminho do arrependimento e da cura. Devem ser tomadas medidas práticas para minimizar o risco de crianças e adultos vulneráveis serem abusados no futuro. Mas todos esses passos importantes são apenas uma pequena parte do que somos obrigados a fazer.
Tanto Bento XVI quanto o Papa Francisco mostraram o caminho certo: precisamos de perguntar o que é que aconteceu com a nossa Igreja, o que aconteceu com a nossa fé, que tornou possível que algo assim acontecesse. Em muitos lugares do mundo, a Igreja tornou-se um “aparato político” em vez de uma comunidade de fé, como Bento XVI observou. A Igreja deve livrar-se da doença do clericalismo, porque os casos de abuso são, antes de tudo, casos de abuso de poder e autoridade na Igreja, como repete o Papa Francisco. Não é apenas uma questão de indivíduos; é uma doença perigosa de todo o organismo. Minimizar o problema do abuso, alegar que o problema é ainda maior fora da Igreja, ou alegar que o problema diz respeito apenas a algumas Igrejas locais, mostra cegueira espiritual, hipocrisia e orgulho.
Sonho com uma Igreja que crie um espaço seguro – um espaço de verdade – que cura e liberta.
Esta conferência internacional sobre a crise dos abusos sexuais está a ser realizada em Varsóvia porque é no mundo pós-comunista que frequentemente vemos essas atitudes. Devemos rejeitar radicalmente a tentação diabólica de afirmar que os problemas de abuso sexual, psicológico e espiritual são doenças do “Ocidente corrupto”. Olhar para o feixe de luz com os próprios olhos torna impossível ver fenómenos graves de forma realista e abordá-los de forma eficaz.
Há uma série de razões para a tendência nos países pós-comunistas de negar o problema do abuso clerical. É verdade que em muitos países sob o regime comunista, os padres tiveram menos oportunidades de abusar de menores porque, ao contrário do mundo livre, quase não havia instituições religiosas dedicadas ao cuidado de crianças e jovens. E os regimes totalitários, tanto nazis, quanto comunistas, muitas vezes tentaram desacreditar a Igreja e alguns padres, acusando-os falsamente de abuso sexual. (Talvez seja por isso que o Papa João Paulo II durante muito tempo não acreditou em muitas das acusações contra os padres.) Hoje, com acesso aos arquivos da polícia secreta, podemos ver que os regimes comunistas estavam bem cientes de casos reais de abuso e outros aspectos sombrios da vida dos padres, como o alcoolismo ou a corrupção; frequentemente chantageavam esses padres e alguns tornaram-se informadores.
Quando havia perseguição estatal à Igreja, a coesão interna e a solidariedade eram fomentadas. Mas o outro lado era a relutância em ver as sombras escuras dentro das próprias fileiras. Depois da queda do comunismo, os católicos conservadores do Ocidente vieram aos nossos países, querendo retratar a Igreja como a Bela Adormecida que dormia alegremente durante o Concílio Vaticano II; como um príncipe de um conto de fadas, despertá-la-iam com um beijo na sua beleza pré-moderna. A Bela Adormecida, é claro, não deve ter feições feias – portanto, nenhum escândalo de abuso.
Esta falsa imagem é apoiada e interiorizada com gratidão por alguns católicos na Europa pós-comunista: nós somos a Igreja dos Mártires, purificada pela nossa perseguição, que agora ensinaremos lições morais ao “Ocidente corrupto”, incluindo católicos nas nossas Igrejas irmãs na Europa Ocidental e América do Norte. Ex Oriente lux, ex Occidente luxus (“Do Oriente vem a luz, do Ocidente vem o luxo”)! Essa ideologia precisa da imagem do “Ocidente corrupto” como um mundo de consumismo, materialismo e liberalismo, em contraste com o “Santo Oriente”, a Igreja perseguida heróica. A realidade de uma Igreja que por si mesma causa sofrimento não se ajusta à imagem de uma Igreja sofredora de mártires. Mas a verdade raramente é a preto e branco.
Essa sedutora auto-ilusão de uma Igreja do Oriente mais pura tomou conta da Europa pós-comunista por muitas razões. Após a queda do comunismo, alguns cristãos não podiam viver sem o inimigo. O “Ocidente liberal corrupto” tornou-se o substituto ideal para o velho inimigo. Os católicos, antes perseguidos pelos comunistas, começaram agora a usar a retórica antiocidental deixada no seu subconsciente pela lavagem cerebral da propaganda comunista. O messianismo de algumas nações e Igrejas locais, um legado do romantismo (não apenas na Polónia e na Rússia), também desempenhou um papel. O conceito de “eleitos” (as imagens do Messias sofredor e de um povo sofredor) ajudou as Igrejas a sobreviver em tempos de perseguição; mas, após a queda do comunismo, quando as tristes consequências da perseguição e do isolamento se tornaram aparentes, essas autoimagens tornaram-se uma compensação para o complexo de inferioridade sentido em relação ao Ocidente.
A crise dos abusos sexuais não é marginal. Hoje, o escândalo dos abusos está a desempenhar um papel semelhante ao desempenhado na Alta Idade Média pelos escândalos de indulgência que aceleraram a Reforma. O que a princípio parecia um fenómeno marginal, hoje – como então – revela um problema muito mais profundo. Todo o sistema está doente: as relações entre a Igreja e o poder político e as relações entre o clero e os leigos, entre muitas outras.
A suposição de que a Igreja havia dormido durante o Concílio Vaticano II e as suas reformas durante o comunismo era apenas parcialmente verdadeira. Lembro-me com gratidão dos meus professores na fé, que passaram longos anos em prisões e campos de concentração nazis e depois comunistas, ou em trabalhos forçados em minas de urânio. Lá experimentaram o “ecumenismo concreto” – proximidade e fraternidade não só com os cristãos de outras Igrejas, mas também com os humanistas seculares e mesmo com os marxistas não-conformistas. Alguns deles, no espírito dos profetas, abraçaram os anos de perseguição como uma lição divina, uma purificação da Igreja do seu triunfalismo anterior. Na prisão, sonhavam com uma forma futura de Igreja – uma Igreja ecuménica, aberta, pobre e servidora. Quando foram libertados da prisão no final dos anos 1960, abraçaram as reformas do Concílio com entusiasmo e compreensão como um desafio dado por Deus. Apresentaram-me e a muitos outros o espírito do Concílio Vaticano II. Sinto-me pessoalmente obrigado a ser fiel aos seus testemunhos.
A grande maioria dos padres e bispos, no entanto, não teve acesso à literatura teológica contemporânea e não teve essas experiências. Não conhecendo o contexto intelectual, não puderam entender completamente a mensagem e o significado do Concílio. As reformas permaneceram frequentemente superficiais e puramente formais – o altar virou, a língua nacional foi introduzida na liturgia. Mas a mentalidade não mudou. Os esforços do Concílio para passar “do catolicismo à catolicidade”, para encerrar a fútil guerra cultural com o mundo moderno e, acima de tudo, para abandonar uma compreensão clerical da Igreja, permaneceram incompreendidos e não realizados em grande parte da Igreja sob o governo comunista. Convinha aos regimes comunistas preservar o modelo clerical da Igreja: em muitos países, os padres eram funcionários do Estado comunista e podiam ser manipulados pelo Estado com mais facilidade do que pelos leigos.
A situação em cada país era e é diferente. A dura secularização durante o comunismo e a “secularização suave” na era pós-comunista ocorreram e estão a ocorrer com intensidade variável. Em alguns países, paradoxalmente, a perseguição comunista trouxe um renascimento da religiosidade, embora de curta duração. Na Boémia, parte ocidental da República Checa de onde venho, a secularização cultural vinha a ocorrer desde o final do século XIX como resultado da industrialização, da urbanização e de um bom sistema educacional; durante o comunismo, os estalinistas escolheram a Boémia – provavelmente por causa da sua dramática história religiosa e tradição de anticlericalismo – como um terreno adequado para uma tentativa de criar uma sociedade totalmente ateísta. Mas depois de um breve renascimento religioso antes e depois da queda do comunismo, quando a Igreja gozava de grande simpatia na sociedade, a Igreja mostrou-se incapaz de responder adequadamente aos desafios da nova era. Outra onda de “secularização suave” chegou.
Na vizinha Polónia, a situação era bem diferente. Até recentemente, a religiosidade popular – a Volkskirche – tinha a sua biosfera sociocultural numa sociedade predominantemente agrária. O catolicismo foi entendido – ao contrário do que aconteceu em Boémia – como parte integrante da identidade nacional. Durante a primeira visita de João Paulo II à sua terra natal em 1979, após a sua eleição como Papa, ficou claro que a Igreja tinha uma influência moral, psicológica e política muito maior na Polónia do que o governo comunista. O momento crítico veio apenas no momento da morte de João Paulo II – a Igreja enfrentava agora a tarefa de redescobrir Cristo e o Evangelho por trás do ícone do santo Papa polonês. A infeliz aliança de alguns bispos com o actual governo populista e nacionalista prejudicou a Igreja na Polónia por muito mais de meio século de perseguição comunista. A actual onda de revelações de uma pandemia de abusos na história recente e distante causou um terramoto na Igreja polonesa. O abuso sexual era apenas um aspecto do problema. A menos que a Igreja polonesa agora consiga entender a crise actual como um kairós e um apelo a uma reforma profunda, a menos que a Igreja revele à sociedade polonesa – e especialmente à geração jovem – uma face diferente do cristianismo, o processo de secularização na Polónia será ainda mais radical do que na Espanha e na Irlanda.
Não aprendi muito mais do que o que já havia sido relatado. Mas olhei esses homens e mulheres nos olhos e segurei as suas mãos quando eles choraram. Era muito diferente de ler as suas declarações em documentos judiciais.
A crise dos abusos sexuais não é marginal. Hoje, o escândalo dos abusos está a desempenhar um papel semelhante ao desempenhado na Alta Idade Média pelos escândalos de indulgência que aceleraram a Reforma. O que a princípio parecia um fenómeno marginal, hoje – como então – revela um problema muito mais profundo. Todo o sistema está doente: as relações entre a Igreja e o poder político e as relações entre o clero e os leigos, entre muitas outras.
A situação da Igreja Católica hoje assemelha-se fortemente à situação pouco antes da Reforma. A Igreja precisa de uma reforma profunda. Se limitarmos isto a mudanças institucionais, a reforma permanecerá superficial e poderá levar ao cisma. Precisamos de nos inspirar na Reforma Católica do século XVI – a sua essência foi um aprofundamento da espiritualidade em toda a Igreja (pensemos no papel desempenhado por místicos como Teresa de Ávila, João da Cruz e Inácio de Loyola), mas este período também viu o surgimento de um estilo mais pastoral de ministério episcopal e sacerdotal (pensemos em Carlos Borromeu e muitos outros). É necessário não apenas mudar as estruturas, mas mudar a mentalidade, mudar a cultura das relações dentro da Igreja.
Muitas reformas na Igreja no passado ocorreram apenas após atrasos trágicos. No século XIX, a Igreja perdeu a classe trabalhadora. No início do século XX, cometeu uma autocastração intelectual numa luta contra o chamado “Modernismo”, que levou à perda de grande parte da intelectualidade e de muitas personalidades proféticas. Na década de 1960, perdeu grande parte da geração mais jovem e agora – na era de uma nova autocompreensão da dignidade da mulher – está a perder as mulheres. Os esforços do Concílio Vaticano II para chegar a um acordo com o mundo moderno também chegaram tarde demais. Embora a modernidade tenha atingido o seu pico na década de 1960, acabou logo depois.
O Concílio não preparou as igrejas para a era pós-moderna. Hoje, todo o contexto sociocultural mudou. As igrejas perderam o monopólio da religião. A secularização não destruiu a religião, mas transformou-a. O principal concorrente da Igreja hoje não é o humanismo secular, mas as novas formas de religião e espiritualidade que se emanciparam da Igreja. A Igreja tem dificuldade em encontrar o seu lugar num mundo radicalmente pluralista. E as Igrejas marcadas pelo seu passado comunista têm dificuldade em orientar-se neste mundo.
A crise dos abusos é apenas um aspecto da crise do clero como instituição, a crise da Igreja e a crise da fé. Esta crise só pode ser superada por uma nova compreensão do papel da Igreja na sociedade contemporânea – a Igreja como um “povo peregrino de Deus” (communio viatorum), a Igreja como uma “escola de sabedoria cristã”, a Igreja como um “Hospital de campanha” e a Igreja como lugar de encontro, partilha e reconciliação.
A Igreja reagiu à revolução sexual dos anos 1960 com pânico moral. A ênfase na moralidade sexual tornou-se o tema dominante da pregação, e abriu-se uma lacuna entre a doutrina da Igreja e a vida de muitos católicos, incluindo padres. Nenhum assunto foi discutido pela Igreja com tanta frequência como sexo. O sexto mandamento frequentemente vinha primeiro nos sermões. O Papa Francisco teve a coragem de chamar isso pelo seu nome próprio: “obsessão neurótica”. E à medida que o escândalo dos abusos se desenrolou, a reacção dentro e fora da Igreja a essas palestras morais tem sido, naturalmente, um furioso e ultrajado “Olhem para vocês!”. A Igreja chegou tarde – talvez tarde demais – para começar a tratar dessa hipocrisia e do escândalo dentro das suas fileiras, e muitas vezes apenas em resposta à exposição do abuso e do seu encobrimento pelos média seculares.
Preocupa-me que muitos seminários (especialmente em países pós-comunistas) não ofereçam aos candidatos ao sacerdócio preparação espiritual e psicológica suficiente para uma vida de celibato. Isso deve incluir uma discussão honesta sobre a homossexualidade, incluindo a orientação homossexual de muitos padres. Alguns padres lidam com a sua sexualidade através de um mecanismo de projecção: as vozes mais beligerantes contra a homossexualidade no sacerdócio são frequentemente de padres com orientação homossexual. A Igreja pagou o preço por ter resistido por muito tempo às intuições da cosmologia, da teoria da evolução e da crítica literária e histórica na exegese bíblica; não deve repetir esses erros, ignorando as da neurofisiologia na sua abordagem da homossexualidade e da antropologia cultural na sua compreensão do desenvolvimento da vida familiar.
“Esta época não é apenas uma época de mudança, mas uma mudança de época”, disse o Papa Francisco. Os papéis da religião e das igrejas nas sociedades e culturas estão a mudar radicalmente. A secularização não causou o fim, mas a transformação da religião. O processo culminante da globalização encontra resistência: o populismo, o nacionalismo e o fundamentalismo estão em ascensão. O nosso mundo está cada vez mais interligado e, ao mesmo tempo, dividido. A comunidade cristã global também está cada vez mais dividida – mas hoje as maiores divisões não são entre as igrejas, mas dentro delas. Vi as igrejas fechadas e vazias durante a pandemia de coronavírus como um sinal de alerta profético: este pode em breve ser o estado da Igreja se ela não passar por uma reforma profunda.
A crise dos abusos é apenas um aspecto da crise do clero como instituição, a crise da Igreja e a crise da fé. Esta crise só pode ser superada por uma nova compreensão do papel da Igreja na sociedade contemporânea – a Igreja como um “povo peregrino de Deus” (communio viatorum), a Igreja como uma “escola de sabedoria cristã”, a Igreja como um “Hospital de campanha” e a Igreja como lugar de encontro, partilha e reconciliação. Devemos enfrentar esta crise sem medo ou pânico, com confiança no Senhor da história. A solução pressupõe uma análise espiritual calma e completa, um discernimento espiritual. De acordo com uma antiga lenda Checa, o construtor de uma igreja gótica em Praga ateou fogo à estrutura de madeira quando a construção foi concluída. Quando o fogo se acendeu e o andaime caiu no chão em chamas com um estrondo, o construtor sucumbiu ao pânico e suicidou-se, acreditando que o seu prédio havia desabado. Ocorreu-me que muitos cristãos que estão em pânico neste tempo de mudança estão a cometer um erro semelhante. O que está a desabar pode ser apenas um andaime de madeira; quando ele queimar, o prédio da igreja certamente será queimado pelo fogo, mas o essencial que há muito foi encoberto será revelado.
Acredito firmemente que o “acompanhamento espiritual” será a tarefa pastoral mais importante da Igreja nos tempos vindouros.
Nos meus 43 anos de ministério sacerdotal, ouvi dezenas de milhares de confissões. Há muitos anos, além do Sacramento da Penitência, que tenho oferecido “aconselhamento espiritual”, que é mais longo e profundo do que o que a forma ordinária do sacramento permite. Essas conversas são frequentemente assistidas também por “buscadores de Deus” não baptizados. Aumentei a minha equipa de colaboradores para este ministério para incluir leigos formados em teologia e psicoterapia. Acredito firmemente que o “acompanhamento espiritual” será a tarefa pastoral mais importante da Igreja nos tempos vindouros.
É também o ministério no qual eu mesmo mais aprendi, no qual houve uma certa transformação da minha teologia e espiritualidade, da minha compreensão da fé e da Igreja. Quando o meu bispo, o arcebispo de Praga, se recusou resolutamente a falar às vítimas de abuso sexual por padres (incluindo membros do mosteiro do qual ele era superior na época) e as encaminhou à polícia, tive longas conversas nocturnas com muitas delas. Depois disso, muitas vezes descobri que não conseguia dormir até de manhã. Não aprendi muito mais do que o que já havia sido relatado. Mas olhei esses homens e mulheres nos olhos e segurei as suas mãos quando eles choraram. Era muito diferente de ler as suas declarações em documentos judiciais. Trabalhei durante anos como psicoterapeuta e sei da proximidade e da interacção da dor mental e espiritual, mas isso era outra coisa que não a mera psicoterapia; senti ali a presença de Cristo com todo o meu coração, de ambos os lados: nos “pequeninos, nos enfermos, nos presos e nos perseguidos” e também no ministério da escuta, da consolação e da reconciliação que me foi permitido dar-lhes.
Costumo voltar a um conto que é uma espécie de mini-Evangelho no meio do Evangelho de Mateus, a história de uma mulher que sofreu uma hemorragia por 12 anos, tentou muitos médicos, gastou toda a sua fortuna em tratamento, mas nada ajudou. De acordo com as autoridades religiosas da época, uma mulher a sangrar é ritualmente impura, não tem permissão para participar num serviço religioso e ninguém tem permissão para tocá-la. O desejo compulsivo da mulher pela intimidade humana, pelo toque humano, levou-a ao acto de quebrar o isolamento ordenado: ela tocou Jesus. Ela tocou-O anonimamente, por trás, tentando manter-se escondida na multidão. Mas Jesus não queria que ela fosse curada dessa forma. Ele procurou o seu rosto. A mulher chegou-se à frente e, depois de anos escondida e isolada, terminou o que o seu corpo dizia – na linguagem do sangue e da dor – prostrando-se diante dele e “contando toda a verdade” à frente de todos. E. naquele momento da verdade, ela foi libertada da sua doença.
Sonho com uma Igreja que crie um espaço seguro – um espaço de verdade – que cura e liberta. Espero sinceramente que esta conferência contribua para a realização desse sonho.
Artigo do Pe. Tomáš Halík, publicado no The Tablet a 29 de Setembro de 2021.
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