Arquidiocese de Braga -
22 junho 2021
Estudantes de Escola Católica ganham uma bolsa devido à sua ligação inspiradora
DACS com Currents News
Izzy é cega e apoia-se em Grace... Tanto quanto Grace se apoia nela.
Izzy e Grace são inseparáveis, mas não são bem como outras melhores amigas.
Izzy apoia-se em Grace quando descem as escadas ou andam pelo corredor da Sacred Heart Catholic Academy, em Bayside, Queens. Isto porque, para Izzy, Grace é a sua cuidadora.
“Normalmente ando com ela e apoio-me nela ou, se não consigo ver algo, ela lê para mim e as pessoas nem sempre estão dispostas a fazer isso”, disse Izzy Gamarra, considerada legalmente cega.
Para as meninas, não há nada de especial na amizade: navegar pelo mundo juntas é tudo o que sempre conheceram. Izzy tinha apenas sete anos quando foi diagnosticada com um tumor cerebral que lhe retirou a visão. Foi quando Grace assumiu um novo papel na sua vida.
“Na maior parte das vezes, eu consigo perceber quando ela tem dificuldades com alguma coisa e, quando eu não consigo, ela diz-me, algo que realmente aprecio”, disse Grace.
De braço dado, Grace e Izzy estão prestes a deixar o lugar onde a amizade das duas começou e a começarum novo capítulo juntas: irão frequentar o ensino secundário no Holy Cross em Flushing, Queens.
Jeanine Rana, docente e ex-aluna da Sacred Heart Catholic Academy, falou sobre a importância da educação católica.
“Foi com o que cresci, neste prédio e depois de todos estes anos”, disse Jeanine. “A escola católica ainda incute o bem e o amor nas crianças.”
Ao longo do ano passado, Jeanine sentiu-se inspirada pela ligação de Grace e Izzy. Ainda em contacto com seus colegas de turma de há mais de 30 anos, Jeanine falou-lhes sobre as meninas e, em poucas horas, juntaram mais de 2.000 dólares. A ex-aluna decidiu dar o dinheiro às meninas como uma bolsa surpresa no dia da graduação.
“Queríamos que elas sentissem o que sentimos. Esperamos e oramos para que daqui a trinta e poucos anos, elas possam fazer o mesmo por outras pessoas”, disse ela.
As meninas ficaram maravilhadas, mas, para as suas mães, foi um momento de orgulho.
“A Grace realmente assumiu esse papel muito jovem, acho que até sem perceber, e eu sei que quando a Izzy está fora de casa com a Grace, está segura”, disse a mãe de Izzy, Danielle Chase. “Não dá para fingir aquilo que a Grace faz”, concluiu.
“Ela recebeu esta dádiva da Izzy mais cedo do que algumas pessoas recebem”, disse Peggy McKenna, mãe de Grace. “É assim que vemos e lidamos com esta situação: é realmente um presente”.
As meninas começaram a morar na mesma casa há alguns anos, mas enjoar uma da outra nunca foi uma opção.
“Eu conto-lhe tudo, ela é minha pessoa”, disse Grace. “Ela entende o que estou a tentar dizer, porque às vezes não quero falar, mas ela ainda assim entende tudo”.
Poderão pensar que a Izzy precisa da Grace, mas, se olharem com mais atenção, percebem que assim como quaisquer outras melhores amigas, elas precisam uma da outra.
Artigo de Jessica Easthope, publicado em Curretns News a 21 de Junho de 2021.
Partilhar