Arquidiocese de Braga -

27 maio 2021

Sacerdotes portugueses apresentam "Ide a S. José"

Fotografia Padre Ricardo Correia

DACS

Apresentação decorreu na tarde de ontem, dia 26 de Maio, pelas 18h00, na sede da Embaixada de Portugal junto da Santa Sé, em Roma (Villa Lusa).

\n

A convite do Embaixador de Portugal junto da Santa Sé, António Almeida Lima, sete sacerdotes portugueses residentes no Pontifício Colégio Português em Roma, cidade onde frequentam as respectivas universidades eclesiásticas, apresentaram a recente obra literária de conjunto, intitulada "Ide a S. José. O mistério de S. José na vida da Igreja".

A obra tem a chancela da Paulus Editora e coordenação do Pe. David Palatino. A apresentação decorreu na tarde de ontem, dia 26 de Maio, pelas 18h00, na sede da Embaixada de Portugal junto da Santa Sé, em Roma (Villa Lusa).

O livro pretende repensar a fundo a figura de S. José em várias dimensões, numa obra que se tornou num “pequeno tratado de josefologia”, de acordo com o Pe. Palatino. Da área bíblica à teologia dogmática, da história à piedade popular, da liturgia à arte e música, pretende-se assim recuperar a importância da figura de S. José, o pai adotivo de Jesus, para a vida cristã, sobretudo neste tempo da metamorfose social do pai e da erosão existencial da pandemia.

A obra já se encontra à venda em Portugal e pode ser adquirida no site da editora ou nas livrarias.

© Padre Ricardo Correia



Autores e áreas abordadas

— O testemunho de S. José nos escritos do Novo Testamento (Pe. David Palatino, Patriarcado de Lisboa);
— A construção de S. José: um percurso pelas fontes (Pe. Pedro Daniel Marques, Arquidiocese de Braga);
— São José na liturgia romana (Pe. Pedro Santos, Diocese de Coimbra);
— O percurso de S. José na história da devoção e da espiritualidade (Pe. Ricardo Cardoso,  Arquidiocese de Évora);
— O silêncio fez-se palavra: aspetos da iconografia de São José na história da salvação (Pe. António Estêvão, Diocese do Funchal);
— A expressão musical da Igreja Católica a São José: um excursus do canto gregoriano à música litúrgica portuguesa (Pe. Bruno Ferreira, Diocese do Porto);
— Fazer teologia com José (Pe. José Miguel Cardoso, Arquidiocese de Braga).