13 maio 2021

Museu Pio XII mostra "um novo rosto"

Fotografia Museu Pio XII

DACS

Exposição permanente "Uma luz brilhou nas trevas" resulta da profunda remodelação de que foi alvo o Museu nos últimos meses.

No próximo dia 18 de Maio pelas 16h00, o Museu Pio XII mostrará "um novo rosto". A inauguração da exposição permanente "Uma luz brilhou nas trevas" resulta da profunda remodelação de que o Museu foi alvo nos últimos meses.

De acordo com o Cónego José Paulo Abreu, o Museu "conta a história da Humanidade".

"A viagem começa no Paleolítico, prosseguindo, devidamente ilustrada, até ao tempo dos romanos. Segue-se uma nova aventura: João Batista anuncia; a Mãe traz ao mundo o Salvador; os Apóstolos seguem-nO; o Messias passa pela paixão e morte; ressuscita! O cristianismo vai-se difundindo. Os cristãos celebram a sua fé. O centro da vida cristã é a Eucaristia. A cruz é o símbolo eloquente do amor infinito de Deus pela humanidade. E tudo isso se narra na Sala da Liturgia", refere o responsável.

Já na sala Hamilton Gonçalves, o visitante poderá observar "a paixão de Jesus por meio de cruzes e calvários, concebidos, à imitação do estilo indo-europeu, pela enorme maestria de José Maurício Teixeira Pereira".

O último salão mostra a história da Igreja, desde os evangelistas aos mártires, passando pelas devoções e santos medievais, bem como pelo Concílio de Trento, entre outros acontecimentos e figuras.

No primeiro piso é ainda possível apreciar a obra de Henrique Medina, "o maior retratista português do século XX", de acordo com o Cónego José Paulo Abreu.