16 abril 2021

EUA: durante a pandemia, discernimento vocacional continua online

Fotografia Boston Vocations

DACS com Crux

Pe. Zimmerman, do Gabinete de Vocações de Boston, realizou uma série de discernimento vocacional dividida em três partes e com 27 episódios. Os dois primeiros já estão no ar.

Quando a pandemia de COVID-19 mergulhou o país no confinamento na Primavera passada, o padre Michael Zimmerman, como muitas pessoas, aproveitou o tempo extra para trabalhar num projecto que, de outra forma, arranjaria espaço na sua agenda.

O objectivo era criar um recurso, ou guia, para os homens que discerniam o sacerdócio. Dado o novo estilo de vida virtual causado pela pandemia, o Pe. Zimmerman fê-lo através de uma série de discernimento vocacional dividida em três partes e com 27 episódios. Os dois primeiros já estão no ar.

Todos os episódios actuais e futuros de “Scivias: Know the Ways of the Lord” estarão disponíveis no canal “Vocations Boston”, no YouTube. O título foi inspirado num livro escrito pela escritora, poetisa e compositora Santa Hildegarda de Bingen, que viveu na Alemanha no século XII.

“A nossa maior ambição no Vocations Boston, o nosso gabinete aqui, é inspirar as pessoas à santidade. Ser grande, aspirar à grandeza, o que acontece quando se vive uma relação com Deus”, disse o Pe. Zimmerman, director assistente das Vocações de Boston, ao Crux.

“Quero promover o sacerdócio para os homens, mas num nível mais fundacional é realmente o desejo de procurar a grandeza num relacionamento com Deus, e acho que discernir uma vocação para o sacerdócio, ou casamento, ou o que quer que seja, é parte disso. Tenho esperança de que ajude a despertar o desejo de ser santo e isso é o mais importante de tudo”, continuou.

As três partes da série são: “Conhecer-se”; “A sua vida como um presente sacramental”; e “Entender a Vida e Ministério de um Sacerdote Ordenado”. Esta é a ordem em que os vídeos serão lançados e tem, obviamente, uma lógica. Como o Pe. Zimmerman afirma: “como podemos saber o que devemos fazer com as nossas vidas se não sabemos quem somos?”.

Para dar início à primeira parte, “Conhecer-se”, o sacerdote narra a história da vocação de São Pedro no episódio piloto, destacando o momento em que São Pedro recebeu a sua vocação.

“Pedro recebe uma vocação específica quando chega a uma altura em que conhece Jesus e confia nEle, aspecto que considero ser o essencial de uma vocação”, disse Zimmerman. “Será que ouço a voz de Deus a chamar-me e confio nEle? Todos nós temos que crescer nessa relação antes de estarmos prontos para ouvir e responder à nossa vocação”.

O episódio piloto foi publicado no dia 6 de Abril. Na terça-feira passada, foi publicado o primeiro episódio onde o Pe. Zimmerman fala sobre a importância do desejo pela vontade de Deus. Com as águas cristalinas da praia de Wollaston em Quincy, Massachusetts, como pano de fundo, o sacerdote fornece dicas para cultivar esse desejo. Por exemplo, viver uma vida moral cristã, rezar e consultar alguém das vocações.

Os episódios são muitas vezes em locais notáveis ​​de Boston que, não raramente, têm um significado pessoal para o Pe. Zimmerman. O sacerdote faz isso para “pintar um quadro” do seu próprio discernimento ao espectador.

“É tentar mostrar que uma vocação, um chamamento, é encarnação, é na carne, é na realidade. Como se eu fosse uma pessoa real. Foi o que aconteceu comigo”,afirmou. “Acho que essa será uma parte muito útil da série. E, na minha história, estou quase como a guiar o telespectador através do meu discernimento e a dar-lhe todos os conselhos práticos e concretos que recebi e que considero úteis”, explicou.

“Toda a gente tem uma vocação única. Cada pessoa é chamada de uma forma diferente”, continuou. “Talvez nem tudo que eu digo sirva ou se adeque perfeitamente a todos, mas acho que haverá uma ligação grande com as pessoas e que irei ajudá-las a ver como Deus está a operar nas suas vidas”, disse ao Crux.

O Pe. Zimmerman disse ainda que os vídeos podem ajudar as pessoas que reflectiram sobre grandes questões da vida durante a pandemia de COVID-19.

“Qual é o meu propósito? Por que estou aqui? O que estou realmente a fazer? Muitas pessoas tiveram tempo para pensar sobre estas coisas e para algumas tem sido muito difícil. Tento fornecer alguma orientação e contexto a essas pessoas”, concluiu.

A cada semana será publicado um novo vídeo. As pessoas também se podem inscrever para terem acesso antecipado aos vídeos no site do Gabinete de Vocações da Arquidiocese de Boston, que inclui mais episódios e um guia. Cada vídeo da série dura cerca de cinco minutos.

“O objectivo é tornar a série bonita, curta e agradável, e conseguir mostrar várias coisas em cada episódio”, disse o Pe. Zimmerman.

Artigo original de John Lavenburg, publicado no Crux.