Arquidiocese de Braga -

1 abril 2021

Quinta feira Santa em Família Celebração da Eucaristia na igreja à 18h00 Acompanhar a Eucaristia em família

Fotografia

Paróuia Santa Eulália de Balasar

Celebração da Eucaristia na igreja às 18h00 Acompanhar a Eucaristia em família

\n

Neste Dia recordamos

Ceia do Senhor 

Dia da Eucaristia

Dia do Sacerdócio

Mandamento Novo

Lava-pés

 

Celebração em família

 

 

 

Família reunida à volta da Mesa. No centro da mesa deveria estar um único pão, grande, comprado ou feito em casa durante o dia, a partir e repartir pelos comensais, em vez dos habituais pãezinhos. 

Após a bênção, um membro da família poderia partir o pão e distribuir um pedaço a todos, sem dizer nada, mas dando espessura simbólica ao gesto.

 

Embora não possam comungar o Corpo e Sangue de Cristo, façamos a nossa comunhão espiritual

 

ANTES DA REFEIÇÃO

 

Introduzir a oração com um breve cântico.

P. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.

R. Ámen.

 

P. Por Nosso amor, Cristo obedeceu até à morte.

R. E morte de Cruz.

 

P. Reunimo-nos em família, neste dia de Quinta-feira Santa da Ceia do Senhor. Fazemo-lo à imagem dos judeus, nossos irmãos mais velhos na fé. Eles reuniam-se, em família, imolando um cordeiro, comendo ervas amargas, para celebrar a memória viva da sua libertação do Egito, da sua passagem para a Terra Prometida. 

 

Fazemo-lo, nós, amigos de Jesus, recordando o Senhor, que, na noite em que ia ser entregue, Se reuniu, na ceia, com os discípulos, para celebrar a Páscoa. Nessa noite, antecipou a sua entrega na Cruz, doando-se através do Pão e do Vinho, pelos quais Se oferece, doravante, no seu Corpo dado e no Seu Sangue derramado por nós, cada vez que celebramos a Eucaristia. 

 

Reunimo-nos, em comunhão com toda a Igreja, que nesta noite celebra o dom da Eucaristia, o dom do sacerdócio ministerial e o dom do mandamento novo do amor, que se exprime no gesto belo e humilde do lava-pés. 

Reunimo-nos, esta noite, à imagem dos primeiros cristãos: eles viviam “como se tivessem uma só alma, frequentavam o templo, partiam o pão em suas casas e tomavam alimento com alegria e simplicidade de coração” (At 2,46). 

 

Não podendo nós hoje participar da celebração da Eucaristia, memorial da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus, recordemos e revivamos, nesta noite, os gestos mais belos de Jesus, para que a nossa família cresça como verdadeira Igreja doméstica. 

 

Pai, mãe, ou um membro mais velho da família toma o Vinho, dizendo: 

 

P. Bendito sejais, Senhor nosso Deus, rei dos séculos, que nos dais este fruto da videira. 

 

Damos-te graças, Pai-Nosso, pelo vinho que alegra o nosso coração. 

Ele nos recorda a vinha, símbolo do teu Povo.

Ele nos faz participar da alegria e da comunhão, com o Sangue de Cristo.

Ele é a videira verdadeira e nós os seus ramos.

Ele dá-nos a beber do Seu Sangue, para vivermos da Sua Vida.

A Ti a glória, pelos séculos dos séculos. 

 

R. Ámen.

P. Este vinho nos recorde o cálice de bênção da Eucaristia, que é comunhão com o Sangue de Cristo!

 

P. O Senhor nos abençoe a nós, aos que preparam esta refeição que vamos tomar, para melhor O servirmos e amarmos.

 

Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio, agora e sempre. 

 

R. Ámen. 

 

Refeição 

 

P. Vamos partilhar a nossa ceia. No centro da nossa mesa estão o pão e o vinho, frutos da terra, da videira e do trabalho humano. São dons de Deus e frutos do nosso esforço. Eles recordam-nos os mesmos dons, com que a Igreja celebra a Eucaristia. E apelam-nos a vivermos unidos uns aos outros, como grãos do mesmo trigo, como bocados do mesmo pão, como ramos da mesma videira, como membros do mesmo Corpo, que é Cristo. 

P. Senhor Jesus Cristo, que, para fazer a vontade do Pai, obedecestes até à morte, abençoai, quantos aqui estamos reunidos nesta mesa de família, para que, saboreando a vossa comida espiritual, saibamos apreciar o que é bom, dino e perfeito, segundo a vontade de Deus. Vós que sois Deus com o Pai na unidade do Espírito Santo. 

R. Ámen.

 

P. Bom apetite a todos. Que o Senhor Jesus esteja no meio de nós e nos dê a alegria desta partilha fraterna. 

 

NO FINAL DA REFEIÇÃO

 

Bênção e Despedida

P. Hoje e sempre guardemos a presença de Jesus, hóspede do nosso coração e da nossa família. Vivamos o clima interior da Sua entrega amorosa por nós. Permaneçamos unidos a Ele, quer quando velamos, quer quando dormirmos. O Senhor nos abençoe, nos dê uma noite tranquila e no fim da vida uma santa morte.

R. Ámen.