3 março 2021

"24 Horas para o Senhor"

DACS

Proposta apresenta algumas sugestões para que as paróquias e as comunidades cristãs possam preparar-se para viver a iniciativa, mesmo com restrições provocadas pela pandemia.

O Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização (PCPNE) publicou o subsídio pastoral para as "24 horas para o Senhor", que decorrem a 12 e 13 de Março de 2021.

Com o tema "Ele perdoa todos os teus pecados" (Salmo 103(102), 3), a proposta apresenta algumas sugestões para que as paróquias e as comunidades cristãs possam preparar-se para viver a iniciativa "24 horas para o Senhor".

"Onde, por motivos sanitários, as celebrações dos Sacramentos não forem permitidas ou forem possíveis apenas com um número reduzido de pessoas, a Adoração Eucarística poderia ser transmitida online, preparando assim os fiéis para a contrição perfeita, como diz o Catecismo da Igreja Católica (...)", pode ler-se no subsídio.

De acordo com o Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização, a primeira parte do subsídio é dedicada a alguns pensamentos que ajudam a reflectir sobre o porquê do Sacramento da Reconciliação. Os textos preparam para viver conscientemente o encontro com o sacerdote no momento da confissão individual, mas podem servir também para as pessoas se prepararem – sozinhas ou orientadas por um ministro – para a contrição perfeita, nos casos em que temporariamente não for possível aproximar-se do Sacramento da Reconciliação.

"Este Subsídio poderia ser útil para preparar uma catequese sobre a necessidade da conversão e sobre o Sacramento da Reconciliação. Sobretudo os jovens, mas também os adultos, perguntam-se: porque devo confessar-me? Como é que nos confessamos? Que se faz depois da confissão? Este Subsídio pode constituir uma ajuda válida para encontrar respostas para estas questões", explica o PCPNE.

Pode fazer aqui o download do subsídio pastoral.

Download de Ficheiros

Subsídio Pastoral