17 novembro 2020

Cardeal Tolentino de Mendonça nomeado membro da Congregação para a Evangelização dos Povos

Fotografia LUSA/FABIO FRUSTACI

DACS com RR

O Cardeal Tolentino de Mendonça foi nomeado membro da Congregação para a Evangelização dos Povos, uma das maiores congregações da Cúria Romana, que acompanha a vida da Igreja nos países de missão, à escala global.

A nomeação foi conhecida esta terça-feira. D. José Tolentino de Mendonça mantém-se como Arquivista e Bibliotecário do Vaticano.

D. José foi criado cardeal pelo Papa Francisco em Outubro de 2019, tornando-se aos 54 anos o segundo membro mais jovem do colégio cardinalício. O madeirense iniciou os estudos em teologia em 1982 e foi ordenado padre em 1990. Estudou ciências bíblicas em Roma e foi professor e vice-reitor da Universidade Católica Portuguesa, a instituição onde fez o doutoramento em teologia bíblica.

A Congregação para a Evangelização dos Povos é presidida pelo cardeal filipino Luis Antonio Tagle e ocupa-se das questões referentes à propagação da fé católica no mundo inteiro.