4 junho 2020

Festas Antoninas de Famalicão sem procissão nem distribuição do pão

DACS

A celebração da eucaristia terá lugar no dia 13 de Junho, às 9 horas.

A Festa de Santo António da paróquia de São Tiago de Antas, em Famalicão – conhecida como Festas Antoninas –, irá este ano consistir apenas numa eucaristia "com grande simplicidade" transmitida nas redes sociais do Município de Famalicão, da paróquia e da Arquidiocese de Braga.

A celebração terá lugar no dia 13 de Junho, às 9 horas, na capela de Santo António, e será presidida pelo arcebispo D. Jorge Ortiga. A lotação da capela está reduzida ao máximo de 50 pessoas, não sendo admitidas pessoas em pé no espaço fora da igreja.

Para quem não puder aceder à capela de Santo António e desejar participar presencialmente na missa deste dia, haverá outra celebração eucarística, na igreja paroquial nova às 11h00. A lotação máxima da igreja nova de Antas é de cerca de 150 pessoas.

As Festas Antoninas não irão contar com a habitual bênção e distribuição do "pão de S. António" – sendo que durante a eucaristia será feita a bênção de apenas um pão a título simbólico, e alguns pães serão distribuídos pelas Conferências Vicentinas a famílias que recebem apoio destes grupos socio-caritativos.

Também não haverá procissão pela cidade durante a tarde, cumprindo a regra que suspende todas as procissões até ao final do Verão.