9 abril 2020

D. Jorge Ortiga reuniu de novo com arciprestados

DACS

Reunião decorreu por videoconferência.

D. Jorge Ortiga reuniu esta Quinta-feira Santa, dia 9 de Abril, com os arciprestes e vice-arciprestes da Arquidiocese de Braga. Na videoconferência participaram também os vigários episcopais e os membros do Cabido Primacial.

O arcebispo de Braga informou todos acerca do conselho das autoridades de saúde para evitar qualquer manifestação pascal na via pública, tratando-se de uma atitude preventiva que, apesar de "dolorosa", é "necessária". Foi esclarecido que não deve ser feito "nenhum tipo de Compasso".

O prelado recordou os sacerdotes das iniciativas da decoração, em cada casa, das cruzes com flores, da colocação de uma vela na janela na noite de Sábado Santo e do toque de sinos.

Em vista ao provável prolongamento das restrições actuais, foi debatida a realização de um encontro semanal, também por videoconferência, para possibilitar a formação permanente aos sacerdotes.

O cónego Roberto Mariz, vigário episcopal da Pastoral Social, prestou informações acerca das questões laborais dos colaboradores dos centros sociais paroquiais, assim como sobre as possibilidades de apoio para com as valências dos idosos.

Sobre a ajuda que a Arquidiocese está a procurar prestar, D. Jorge Ortiga lembrou que o Hotel do Lago, no Bom Jesus, já está a ser usado, estando também disponíveis, se necessário, o Hotel de S. Bento da Porta Aberta e o Centro Apostólico João Paulo II, no Sameiro. A Cooperativa João Paulo II está a facultar refeições aos sem-abrigo e a Cáritas Arquidiocesana está disponível para ajudar nos casos de falta de bens essenciais.

No final, os sacerdotes foram incentivados a continuar a cultivar "a proximidade com os paroquianos" e a crescer, em conjunto, "na unidade como presbitério".