2 março 2020

Cardeais pedem que países europeus acolham refugiados de Lesbos

Fotografia Lusa/EPA

DACS com Agência Ecclesia

Segundo a Organização Internacional para as Migrações, cerca de 13 mil pessoas abandonaram o território turco com destino à Grécia.

Uma carta de três cardeais pede às conferências episcopais de toda a União Europeia (UE) que se mobilizem em favor do acolhimento dos refugiados presentes na ilha grega de Lesbos.

A carta é assinada pelo cardeal Jean-Claude Hollerich, arcebispo do Luxemburgo e presidente da Comissão das Conferências Episcopais da Comunidade Europeia (COMECE), pelo cardeal Michael Czerny, subsecretário da Secção Migrantes e Refugiados do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral, e pelo cardeal Konrad Krajewski, esmoler pontifício.

Segundo os cardeais, figuras próximas do Papa Francisco, as conferências episcopais da UE deveriam, em colaboração com os seus governos, delinear um projecto de corredor humanitário de Lesbos para outros campos de primeiro acolhimento na Grécia.

“As experiências de alguns países demonstraram que as possibilidades de bom acolhimento são superiores ao que se espera: muitos menores foram acolhidos em famílias, enquanto os adultos foram bem acolhidos nas comunidades religiosas, nas paróquias e nas famílias que se disponibilizaram para tal”, refere a carta.

Os cardeais Hollerich, Czerny e Krajewski convidam a Igreja na UE a “não permanecer indiferente” e a dar esperança aos refugiados.

A carta é acompanhada pelas “Directivas sobre o procedimento para a transferência de requerentes de asilo e refugiados da Grécia para um país europeu”, um documento elaborado pela comunidade católica de Santo Egídio.

Segundo a Organização Internacional para as Migrações (OIM), cerca de 13 mil pessoas abandonaram o território turco com destino à Grécia. Foi já confirmada na tarde de segunda, dia dois, a morte de uma criança depois de um barco se ter afundado ao largo da ilha grega de Lesbos.

Os presidentes das três principais instituições europeias – Comissão, Conselho e Parlamento Europeu – deslocam-se esta terça-feira à Grécia para demonstrar o “total apoio” da UE às autoridades locais em resposta à pressão migratória de refugiados oriundos da Turquia.