27 fevereiro 2020

Fotografia Avelino Lima/DM

P JAC com ECAGeV

Elevação do Santuário a Basílica

O arcebispo de Braga presidiu hoje à solene eucaristia da memória litúrgica do martírio de São Torcato, chamada Feira dos 27.

Durante esta celebração D. Jorge Ortiga leu a carta da Congregação para o Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos que eleva à categoria de basílica menor aquele imponente templo erigido pelo povo e apresentou uma carta pastoral sobre a figura do Santo do Povo.

Na homilia, o Arcebispo Primaz, assente na carta pastoral hoje tornada conhecida, destacou a figura de São Torcato em quatro dimensões: crente, bispo, mártir e santo. Aos muitos devotos presentes que lotaram a mais recente basílica portuguesa pediu que, imitando São Torcato, saibam ser fiéis à fé católica diante de todas as adversidades.

Lembrou que o título conferido no passado mês de Setembro pelo Papa Francisco confere à Paróquia de São Torcato, à Irmandade e a todos os devotos maior dignidade e maior responsabilidade. Aos responsáveis alertou para que não deixem de buscar aquela exemplaridade litúrgica e pastoral, criando condições de encontro pessoal com Deus, no silêncio e na celebração dos sacramentos.

Destacando a centralidade da religiosidade popular, exortou a que em todas as festas religiosas se promova o anúncio do Evangelho. Após a celebração seguiu-se a bênção de uma via crucis que liga a atual igreja paroquial à nova basílica e foi inaugurado um equipamento destinado ao aceso ao adro por pessoas com mobilidade reduzida.

De seguida, e como é hábito, no Terreiro em frente à basílica foi feita a oração pelo cuidado da casa comum e procedeu-se a tradicional bênção do gado.

Foto de Avelino Lima/DM