9 fevereiro 2020

Catequistas de Guimarães/Vizela convidados à renovação

Fotografia PCLS

EAC Guimarães e Vizela

Ecos do Dia Arciprestal do Catequista

Realizou-se este sábado, 8 de Fevereiro,  o Dia Arciprestal do Catequista, no Arciprestado de Guimarães e Vizela.

Neste encontro estiveram presentes mais de 300 catequistas em representação da maioria das paróquias, para viver a mesma missão em partilha, formação e convívio.

Esta jornada, realizada das 14h00 às 17h30, na Escola Secundária Francisco de Holanda, no Centro de Guimarães, iniciou com a oração e reflexão pastoral, presidida pelo Pe. Manuel Faria, centrada na Palavra “levanta-te”. Foi salientado que o verbo ‘levantar-se’ no texto original de São Lucas tem também o significado de ‘ressuscitar’, ‘acordar para vida’”, convidando a ‘levantar-se’, a apressar-se para viver o chamamento do Senhor e para anunciar a boa notícia.

Citando esse versículo, proposto pelo Papa Francisco para o próximo Dia Mundial da Juventude: ‘Jovem, eu te digo, levanta-te!’, exorta-se a Igreja e a sua juventude a deixar-se “tocar pela força do Senhor ressuscitado e a retomar o vigor interior, os sonhos, o entusiasmo, a esperança e a generosidade que caracterizam a juventude”. Este repto pode ser também para os catequistas: levanta-te e renova-te!

Na sua missão profética, o primeiro testemunho que os catequistas deves dar é o entusiasmo, de ser quem são: pessoas de fé, pessoas da Igreja, ao serviço da educação da fé, em todas as dimensões! Evangelizadores felizes! Ninguém pode empreender uma luta, se de antemão não está plenamente confiado no triunfo” (EG 85).

Após a oração, a coordenadora arciprestal e arquidiocesana da Catequese, Elmira Silva, deu as boas vindas e os parabéns àqueles que desempenham com muita alegria esta missão, salientando a música e a animação deste dia pelo grupo coral da catequese de São Martinho de Candoso. Também ajudou os participantes a compreender melhor tudo aquilo que iria ser apresentado nesse dia, com o intuito de aumentar o gosto pela catequese.

- Formaram-se 10 grupos, para a formação de catequistas, que se dirigiram para as salas de formação, com os seguintes temas e formadores:

Batizados e Enviados = Pe Paulino e David, vindos do Centro missionário CMAB; Tenda com a Oração de Taizé = Sérgio Mendes, com o grupo interdiocesano de Vizela; Assumir a Vocação = Vânia Pereira, da Pastoral Vocacional de Braga; Com(o) Maria digo Sim = Sara, da equipa arciprestal de Esposende (Apúlia); Pedagogia de Jesus, Isabel Cunha; Celebrar mais e melhor com as crianças, Benjamim; Iconografia na catequese, Susana Braguês; e Treinar a Criatividade – Claudine Pinheiro, da equipa de formação dos salesianos.

O encontro terminou com o pedido de avaliação do dia com um “Inquérito de satisfação”, e fazendo a celebração de envio, com a oração para renovação das paróquias e compromisso dos catequistas.

Agradecemos a alegria da vocação e a alegria da missão, porque é “doce e reconfortante a alegria de evangelizar” (EG 9; EN 80), como nos recordou o Papa Paulo VI e agora, tão insistentemente, o Papa Francisco.