29 novembro 2019

Diácono da Arquidiocese de Braga vence Prémio Paulus de Edição

DACS com Paulus Editora

Pedro Sousa foi ordenado diácono este ano e está a realizar o estágio pastoral.

Pedro Miguel Mendes de Sousa é o vencedor da edição de 2019 do Prémio Paulus de Edição, com o tema "O sofrimento de Deus. Uma leitura sistemática a partir do Evangelho de João".

Orientada pelo professor João Alberto Sousa Correia, da Faculdade de Teologia do pólo de Braga, da Universidade Católica Portuguesa, a obra resulta da dissertação no âmbito de mestrado integrado em Teologia. Nela, o autor reflecte acerca da plausibilidade da afirmação do sofrimento de Deus, seguindo atentamente o pensamento do teólogo francês François Varillon.

Pedro Miguel Mendes de Sousa é natural da freguesia Ronfe, da cidade de Guimarães. Entrou em 2008 para o Seminário Arquidiocesano de Braga e deu início ao seu percurso académico em 2013, na Universidade Católica Portuguesa em Braga. Aí, dedicou-se ao estudo e serviu a Associação de Estudantes e a revista Cenáculo. Em 2018, completou o mestrado integrado em Teologia.

Em 12 de Maio de 2019 foi ordenado diácono na Arquidiocese de Braga. Actualmente realiza o estágio pastoral nas paróquias de São Martinho de Brufe e Santo Adrião, no arciprestado de Vila Nova de Famalicão.

O Prémio Paulus de Edição é uma iniciativa da Paulus Editora e tem como objetivo promover a reflexão teológico-cristã em português, incentivar os estudantes no trabalho de pesquisa e lançar novos autores. O texto vencedor deste ano será publicado brevemente e distribuído por todas as livrarias nacionais.