Arquidiocese de Braga -

4 novembro 2019

Arquidiocese celebra canonização do Frei Bartolomeu dos Mártires

Fotografia

DACS

Tornado santo a 5 de Julho de 2019 através de uma canonização equipolente, Frei Bartolomeu dos Mártires foi arcebispo de Braga entre 1559 e 1582.

\n

A Arquidiocese de Braga vai celebrar, no próximo Domingo, dia 10 de Novembro, a canonização do Frei Bartolomeu dos Mártires, antigo arcebispo de Braga. A Solene Eucaristia vai ter lugar na Sé Catedral às 15h30.

Presidida pelo cardeal Angelo Becciu – prefeito da Congregação para a Causa dos Santos –, a celebração vai contar com a leitura solene do Decreto de Canonização através do qual o Papa Francisco inscreveu Frei Bartolomeu dos Mártires no catálogo dos Santos.

Na Solene Eucaristia vão estar presentes as várias autoridades civis, militares e académicas, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e os bispos de Portugal e da Galiza.

Antes, às 15 horas, parte, da Igreja de São Paulo, no Seminário Conciliar de Braga – fundado por São Bartolomeu dos Mártires – uma procissão em direcção à Sé Catedral, caso a meteorologia permita. Às 17 horas será tempo de confraternização entre os convidados no Seminário Conciliar de Braga.

Tornado santo a 5 de Julho de 2019 através de uma canonização equipolente (dispensando o milagre), Frei Bartolomeu dos Mártires foi arcebispo de Braga entre 1559 e 1582, período no qual desempenhou um papel de grande relevo no Concílio de Trento. O arcebispo distinguiu-se também pela sua enérgica actividade pastoral, visitando vários locais da Arquidiocese que, naquele tempo, compreendia as actuais diocese de Bragança-Miranda, Viana do Castelo e Vila Real.