Arquidiocese de Braga -

4 julho 2019

Papa aceita renúncia do núncio apostólico em Portugal

Fotografia Ana Rodrigues/RR

DACS

D. Rino Passigato era o núncio apostólico para Portugal desde 2008.

\n

O Papa Francisco aceitou hoje a renúncia de D. Rino Passigato do cargo de núncio apostólico em Portugal por ter atingido o limite de idade de 75 anos determinado pelo direito canónico.

O arcebispo titular de Nova César foi nomeado representante diplomático do Santa Sé em Portugal a 8 de Novembro de 2008 pelo Papa Bento XVI, sucedendo a D. Alfio Rapisarda. A sua ordenação episcopal teve lugar a 6 de Janeiro de 1992.

Doutor em Direito Canónico, entrou para o serviço diplomático da Santa Sé em 1973 e cumpriu missão nas representações pontifícias nos Camarões, na Austrália, no Egipto, na Grã-Bretanha e nos Estados Unidos da América. Também foi observador permanente adjunto da Santa Sé junto da Organização dos Estados Americanos.

Um núncio apostólico ou núncio papal é um representante diplomático permanente da Santa Sé - não do Estado da Cidade do Vaticano - que exerce o posto de embaixador. Representa a Santa Sé perante os Estados (e perante algumas organizações internacionais) e perante a Igreja local.