Arquidiocese de Braga -
21 maio 2019
Bom Jesus acolhe Congresso Internacional
DACS com Paisagens Sonoras
Exposição “Em busca do som do passado. Para a História dos sinos em Braga” será inaugurada na quinta-feira.
O Congresso Internacional “Paisagens Sonoras: Património, História, Territórios Artísticos e Arqueologia Sonora” irá realizar-se de 23 a 25 de Maio, nos Hotéis do Parque e do Elevador do Bom Jesus do Monte.
O evento é dedicado à reflexão sobre o significado actual da interacção entre os seres humanos, a natureza e a música ao longo dos tempos na construção de paisagens sonoras culturais e históricas.
Com organização da Universidade do Minho e o patrocínio do Pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Braga, o Congresso irá contar com especialistas coordenadores de projectos em Espanha e Portugal, entre outros convidados especialistas nos campos da Musicologia, História, Literatura, Arqueologia e Performance Musical.
No âmbito do Congresso, no dia 23 será inaugurada a exposição “Em busca do som do passado. Para a História dos sinos em Braga”, às 18h00, no Hotel do Parque do Bom Jesus do Monte.
A exposição, composta por duas partes – uma de conteúdos, com curadoria de Elisa Lessa, Professora de Musicologia na Universidade do Minho e fundadora do curso de Música da instituição, e outra de fotografias da autoria de Henrique Martins Almeida – pretende explorar e divulgar a história e o património dos sinos da cidade de Braga.
"A exposição é um olhar particular desta marca identitária e figura estética sonora na paisagem da urbe bracarense, contemplando algumas igrejas com suas torres sineiras e respectivos sinos, patenteando ainda alguns dados da sua história", adianta o fotógrafo.
A exposição estará aberta ao público até ao final do mês de Junho no varandim e sala de recepção do Hotel do Parque do Bom Jesus do Monte.
Partilhar