18 abril 2019

Sacerdotes e Arcebispo presenteados com vestes litúrgicas

DACS

Pi Creative Studio, agência criativa de Braga e responsável pela identidade gráfica da Arquidiocese, é a autora das peças.

Hoje, quinta-feira Santa, todos os sacerdotes presentes na Missa Crismal receberam uma estola oferecida por D. Jorge Ortiga. O Arcebispo Primaz também foi presenteado com uma casula e mitra, peças idealizadas pela Pi Creative Studio.

A Pi Creative Studio, agência criativa de Braga que trabalha com a Igreja de Braga há longos anos – é autora da identidade visual da Arquidiocese – quis associar-se ao momento simbólico que marca os 75 anos do Arcebispo D. Jorge Ortiga, contribuindo com a oferta do design das novas vestes episcopais: alva, estola, casula e duas mitras.

O desenho das várias vestes litúrgicas, executadas pela empresa vimarense MC Artigos Religiosos, foge um pouco da habitual representação mais figurativa, apresentando-se com uma vertente mais gráfica, de cariz mais abstracto e simbólico. O ciclo pascal – a vida, morte e ressurreição – estão fundidos numa única unidade que se complementa, tal como se complementam os elementos representados: a Cruz, a Coroa de Espinhos e a Luz que daquelas irradia, invocando a Paixão de Cristo e a Sua Ressurreição. É a representação da alegria e da glória que brotam da Paixão de Cristo, ou da Ressurreição e da Vida que irrompem da Sua morte.

Esta simbologia é apoiada e reforçada por uma criteriosa selecção cromática, numa paleta de cores em base branca (na liturgia o branco simboliza a pureza e é usado nos tempos do Natal e da Páscoa, bem como nas comemorações de Nosso Senhor Jesus Cristo, excepto na Paixão) e em que se recorre ao azul (da identidade da Arquidiocese, mas também da espiritualidade, da serenidade, da harmonia e da maternidade) e ao ouro, como predominante (símbolo de majestade e nobreza, simboliza a união com a Igreja Universal e evoca o barroco como marca artística da Arquidiocese).

Um segundo desenho, aplicado numa das mitras, é a representação de Santa Maria de Braga e tem como ponto de partida a própria imagem presente na Sé Catedral de Braga, mas numa interpretação estilizada, leve e harmoniosa, com a mesma paleta de cores, e que pretende espelhar a especial devoção do Senhor Arcebispo à Santíssima Virgem.

Estes dois símbolos (Cruz e Virgem Maria) estão ainda aplicados na estola branca, exectuada por Maria Inês Silva, que foi oferecida pelo Arcebispo Primaz a todos os sacerdotes presentes na Missa Crismal desta quinta-feira Santa de 2019.

Abel Rocha, director-geral da agência e autor da ideia original deste projeto, empenhou-se pessoalmente na supervisão e elaboração do trabalho. “É para a minha agência, para a minha equipa, e para mim em particular, uma honra realizar este projeto, prestando assim, desta forma, o meu profundo respeito e reverência pelo Senhor Arcebispo Primaz”, explicou.