Arquidiocese de Braga -
16 abril 2019
Incêndio em Notre-Dame. Papa reza pela França
DACS com Agência Ecclesia
O fogo foi hoje declarado extinto.
O Papa Francisco enviou hoje uma mensagem de solidariedade ao povo francês após o incêndio que atingiu esta Segunda a Catedral de Notre-Dame, em Paris.
“O Papa está próximo da França, reza pelos católicos franceses e pela população parisiense após o choque do terrível incêndio que devastou a Catedral de Notre-Dame”, refere o porta-voz do Vaticano, Alessandro Gisotti.
Francisco escreveu a D. Michel Aupetit, arcebispo de Paris, associando-se “à sua tristeza, bem como à dos fiéis da sua diocese, dos habitantes de Paris e todos os franceses”.
“Este desastre danificou severamente um edifício histórico. Mas estou ciente de que também afectou um símbolo nacional querido ao coração dos parisienses e franceses, na diversidade das suas crenças. Notre-Dame é a joia arquitectónica de uma memória colectiva, o local de encontro para muitos grandes eventos, o testemunho de fé e oração dos católicos na cidade”, assinala o texto, divulgado pelo Vaticano.
Elogiando a coragem e o trabalho dos bombeiros que intervieram para circunscrever o fogo, o Papa deixa votos de que a catedral de Notre-Dame possa “tornar-se de novo, graças ao trabalho de reconstrução e a mobilização de todos, nesse belo cenário no coração de cidade, um sinal da fé daqueles que a construíram, igreja-mãe da sua diocese, património arquitectónico e espiritual de Paris, da França e da humanidade”.
“Com esta esperança, concedo-vos de todo o meu coração a bênção apostólica, bem como aos bispos da França e aos fiéis da diocese, invocando a bênção de Deus sobre os habitantes de Paris e todos os franceses”, conclui a mensagem.
O fogo foi hoje declarado extinto. Perderam-se elementos arquitectónicos como a "floresta" que suportava o telhado de chumbo, o pináculo da catedral — que, para além do galo no topo, continha três relíquias (uma parte da Coroa de Espinhos, uma relíquia de São Dinis e uma relíquia da Santa Genoveva) — e parte da abóbada.
Entre os objectos recuperados da catedral contam-se a Coroa de Espinhos de Jesus Cristo, a túnica de S. Luís e outros objectos sagrados. As 16 estátuas que circundavam o pináculo, representando os 12 apóstolos e os quatro evangelistas, foram retiradas da estrutura para restauro quatro dias antes do incêndio. As rosáceas da catedral ficaram a salvo, segundo o arcebispo de Paris.
Partilhar