3 abril 2019

Dia Arciprestal do Catequista | Arciprestado de Amares

Formação de Adultos

Catequista, descobre a tua vocação!

A Semana de Oração pelos Seminários de 2018 foi dinamizada por estas comunidades educativas da Arquidiocese de Braga no Arciprestado de Amares, mas não ficou enclausurada nas datas oficiais. Aliás, continua a ter repercussões na vida dos seus agentes pastorais, pois os Seminários continuam a marcar presença nos eventos mais significativos do Arciprestado, de tal modo que se continue a fomentar uma verdadeira cultura vocacional.

Neste contexto, os Seminários propuseram orientar o Dia Arciprestal do Catequista, que decorrerá no próximo dia 25 de abril, no Centro Cultural e Pastoral da Arquidiocese. Em articulação com o Departamento de Educação Cristã de Adultos, o programa desse dia, subordinado ao tema “Catequista, descobre a tua vocação!”, incluirá a formação habitual do Curso de Sensibilização, que este departamento orienta, segundo o plano nacional de formação de catequistas. Os agentes de pastoral catequética que participarem nesta atividade terão oportunidade de viver momentos de oração, de participar em espaços formativos, de integrar pequenos grupos nos workshops e de fazer a experiência de um encontro de catequese. Para isso, basta preencherem a ficha de inscrição, junto dos respetivos párocos e entregá-la à Equipa de Catequese Arciprestal.

A organização conjunta do evento entre os Seminários, o Arciprestado de Amares e o Departamento de Educação Cristã de Adultos manifesta um esforço de viver a sinodalidade na ação concreta da vida da Igreja. Por isso, a organização conta com a presença dos catequistas do Arciprestado de Amares, para que se sintam enriquecidos com a maior dádiva que Deus pode conceder a cada pessoa: a vocação ao serviço da comunidade.