Arquidiocese de Braga -

13 dezembro 2018

Reunião arciprestal de Dezembro

Fotografia

Centros Sociais passam por dificuldades e orientações do governo têm vindo a agravar a situação

\n

Ontem, 12 de dezembro, reuniu em Balasar o Clero do Arciprestado de Vila do Conde/Póvoa de Varzim, sobre a presidência do Sr. Arcipreste Padre Manuel Casado Neiva que iniciou a reunião com uma oração, tendo como orientação a passagem dos Atos dos Apóstolos 8, 26-40, retirada do plano arquidiocesano. 

Após a habitual saudação a todos os sacerdotes presentes, saudou de modo especial o padre Delfim pelo seu regresso ao trabalho pastoral no nosso arciprestado. Deixou também uma palavra de apreço ao Padre Carlos Manso pelo trabalho realizado. 

A reunião continuou passando pelos diversos setores pastorais:
Na Catequese teve especial destaque a presença da quase totalidade dos delegados do arciprestado e dos seus sacerdotes na ceia de natal no dia 11 de dezembro, em Terroso. 
No Escutismo foi reforçado o apelo à presença de todos os párocos e paróquias na celebração “Luz Paz de Belém no dia 21 de Dezembro, à 21h30 na Igreja do Sr. dos Navegantes nas Caxinas.
Na Pastoral Litúrgica foi lembrada a formação para os MEC`s nas Caxinas, onde é necessário pedirem o cartão de recondução com um mês de antecedência. 
No setor do Património foi feito o balanço da formação de 22 e 29 de novembro dobre Arquivos Paroquiais. Recordou-se ainda que nos dias 9 e 16 de fevereiro, na Igreja Velha de Amorim, haverá formação permanente sobre tecidos, imagem e metais para a zona norte. 
Na Pastoral Socio-caritativa, recordou-se que no dia 11 de dezembro tinha acabado a primeira formação e que no ano de 2019 haverá nova formação para os agentes da pastoral. No dia 19, às 18h00 a Escola dos Serviços vai oferecer um cabaz a cada Conferência Vicentina do nosso Arciprestado, atividade inserida na sua Festa de Natal. Quanto aos centros sociais, constatou-se que a gestão dos mesmos tem tido diversas dificuldades e que as orientações estatais têm vindo a acentuar essa dificuldade. 
Na Pastoral Familiar foi feito o pedido renovado aos párocos que indiquem um casal que possa integrar a equipa de CPM no ano de dois mil e dezanove. 
No setor da Comunicação Social foi recordada a importância de fazer sair a notícia antes do acontecimento, e não apenas divulgar o que foi feito. Para isso todos os departamentos devem fazer chegar as suas atividades programadas. 
Na Pastoral Juvenil, segunda-feira dia 17 de dezembro, vão ter início os trabalhos com a nova equipa.


Após ouvidos os vários delegados pastorais, foram apresentadas as preocupações da reunião do Colégio dos Arciprestes. Nesta reunião foi tratada a questão da proteção de dados. Para este efeito, a arquidiocese colocou à disposição uma advogada que ficará responsável por esta área. Para efeitos de formação sobre o tema, a reunião com os Conselhos Económicos será realizada por zonas, e não centralizada em Braga. Foi alertado ainda que tudo o que é da paróquia deve estar registado em duplicado. Também a diocese disponibiliza pessoas que possam ajudar nas partes burocráticas de registo topográfico entre outros. Dentro da reunião do Colégio de Arciprestes ainda foi falado no Dia da Arquidiocese em Braga a realizar a 5 de Outubro, realçando a intenção deste dia passar futuramente por todos os arciprestados. Outro ponto debatido foi repensar as palestras do clero e o diagnóstico de talentos, ou seja, que cada paróquia faça o diagnóstico de colaboradores que tenham capacidade e criatividade para participação mais ativa na vida paróquia. Por fim foi lembrada a formação E+novar realizada em Braga a 8 e 9 de Fevereiro de 2019, destinado a bispos, presbíteros e leigos. A mesma procura refletir sobre caminhos de renovação pastoral, apresentar novas “ferramentas” pastorais, e motivar para a missão com novas capacidades pastorais.

Após as diversas informações recebidas da Reunião do Colégio dos Arciprestes, foi recordados diversos assuntos:
A formação com o padre Vilaça sobre a Infância Missionária que no dia 4 de janeiro em Braga, e em Balasar no dia 11 de janeiro, às 21h30. 
As datas dos encontros de Natal para os sacerdotes da arquidiocese no dia 18, e no nosso arciprestado no dia 20 de dezembro. 
O Dia Mundial do Doente que se realizará em Balasar no dia 10 de fevereiro, com o tema “o cuidado do doente”. 
A transmissão da Eucaristia pela RTP às 10h30, e se alguma paróquia está interessada e tem condições técnicas para a mesma. Quem o desejar deve informar a Arquidiocese.
A próxima reunião realiza-se no dia 16 de Fevereiro.

A mesma terminou com a oração à Nossa Senhora do Advento, à qual se seguiu o almoço convívio.