3 dezembro 2018

Papa convida a preparar Natal com os olhos nas vítimas da fome e da guerra

DACS com Agência Ecclesia

No primeiro Domingo do Advento, o pontífice alertou para os perigos de um Natal do “consumismo”, centrado no que se pode ou não comprar, e de “festa pagã”, referindo que, assim, Jesus “passará” sem ser encontrado.

O Papa Francisco afirmou ontem no Vaticano que os católicos devem preparar o Natal com os olhos postos nas vítimas da fome e da guerra.

“O Advento convida-nos a um compromisso de vigilância, olhando para fora de nós mesmos, alargando a mente e o coração para nos abrir às necessidades dos irmãos e ao desejo de um mundo novo: é o desejo de tantos povos martirizados pela fome, pela injustiça e a guerra; é o desejo dos pobres, dos fracos, dos abandonados”, advertiu, desde a janela do apartamento pontifício.

Perante milhares de pessoas reunidas na Praça de São Pedro, para a recitação do Ângelus, Francisco assinalou o início de um novo ano litúrgico na Igreja Católica, com o tempo do Advento, os quatro domingos que antecedem o Natal, que apresentou como “tempo de esperança”.

“Neste momento, gostaria de tomar como minha a esperança de paz das crianças da amada Síria, martirizada por uma guerra que dura há já 8 anos”, declarou depois o Papa, associando-se a uma iniciativa solidária da fundação pontifícia ‘Ajuda à Igreja que Sofre’, ao acender uma vela, num gesto repetido em vários países do mundo por crianças sírias e comunidades católicas.

“Nós esperamos Jesus e queremos esperá-lo na oração, que está estreitamente ligada à vigilância”, precisou.

Francisco alertou para o perigo de “paganizar” a prática cristã, desejando que estas quatro semanas sejam um tempo especial, para “deixar um modo de viver resignado e costumeiro” e alimentar “esperanças e sonhos para um futuro novo”.