21 novembro 2018

Clero do Arciprestado de Vila do Conde/Póvoa de Varzim reuniu em Terroso

Fotografia

D. Jorge Ortiga, arcebispo de Braga, presidiu à eucaristia de sufrágio pelos sacerdotes falecidos do arciprestado.

Esta quarta-feira, dia 21 de Novembro, reuniu-se em Terroso o clero do Arciprestado de Vila do Conde/Póvoa de Varzim. Numa primeira parte sufragaram-se os sacerdotes falecidos do Arciprestado, Eucaristia muito concorrida e presidida pelo Sr. Arcebispo Primaz, D. Jorge Ortiga. Numa segunda parte decorreram os trabalhos de coordenação entre as várias paróquias, de salientar:

1. Distribuição da Agenda Arciprestal e Oração com o tema do novo Ano Pastoral.

2. Importância dos Grupos Missionários e de jovens nas Paróquias.

3. A data para o Sacramento do Crisma no dia 30 de Junho de 2019, às 16h00, nas Caxinas.

4. Os Encontros de Natal, Arquidiocesano no dia 18 de Dezembro, e Arciprestal no dia 21 de Dezembro.

5. A atividade juvenil "Hi-God - Um dia com Deus", a realizar na paroquia das Caxinas no dia 24 de Novembro, com a Eucaristia solene presidida pelo Senhor Arcebispo, e que tem já registados mais de 400 jovens.

6. Formação nos dias 22 e 29 de Novembro destinada aos párocos e leigos responsáveis pelo património eclesial, nomeadamente o arquivo paroquial.

7. Formação para Leitores no dia 30 de Novembro às 21h30 na Igreja de São José.

8. Celebração Arciprestal da “Luz da Paz de Belém” no dia 21 de Novembro às 21h30 na Igreja das Caxinas.

9. Necessidade de pedir um novo cartão junto dos serviços centrais para os MEC`s que necessitem de recondução.

10. No dia 25 de Janeiro haverá formação para os Conselhos Económicos Paroquiais  nas Caxinas, subordinado ao tema “Património Imobiliário das Paróquias”.

11. Debateu-se a atual situação e futuro da Infância Missionária, bem como do Projeto “Salama”, com muita informação disponível tanto no site da arquidiocese, como no nos serviços centrais. Além desta informação haverá formação em janeiro sobre as missões.

12. Os Seguros das Paróquias e Santuários encontram-se em pagamento para o ano de 2018/19.

13. No seguimento da pastoral vocacional foram apresentadas as datas da Semana das vocações, combinadas com a pastoral vocacional com sede no Seminário Menor, a acontecer no nosso arciprestado, tais como: 30 de Março de 2019 - encontro com agentes da pastoral; 6 de Abril - espetáculo de Teatro pelo grupo de teatro São Joao Bosco; 4 e 5 de Maio e 11 e 12 de Maio - presença nas celebrações dos elementos do seminário, catequese de adolescentes, grupo de jovens e em locais de peregrinação; 6 e 10 de Maio - presença nas escolas; 5 a 12 de maio - dinamização no Diário do Minho, imprensa local e paroquial; 10 de Maio - vigília de oração pelas vocações e diversas atividades juvenis.

14. Ao nível da comunicação foi lembrado que as redes sociais são uma realidade onde as pessoas estão cada vez mais, e onde a Igreja Arciprestal está, passo a passo, a dar a conhecer a sua realidade.

15. Foi feito o agradecimento a quantos tornaram possível o CPM do ano pastoral 2017/18, bem como recordadas as paróquias que ficaram encarregues de convidar um casal para integrar a próxima equipa. Sábado, 24 de Novembro vai realizar-se uma formação muito importante pois será dedicada à apresentação dos novos manuais CPM que tem alterações profundas em relação aos anteriores. O próximo CPM iniciará no dia 1 de março e estender-se-á até ao dia 5 de abril de 2019.

16. No dia 20 de Novembro teve início a formação para as pessoas ligadas à pastoral socio-caritativa, e que irá terminar no dia 11 de dezembro.

17. No dia 18 de Dezembro às 18h00 a Escola dos Serviços (Quartel da Póvoa) celebra o seu Dia de Natal. Inserido nesse dia às 18h00 vai fazer a distribuição de génros alimentares às Conferências Vicentinas, e às 19h00 será celebrada Eucaristia de Natal do Quartel, aberta à comunidade, na Igreja Paroquial de Amorim.

18. Destacou-se a presença de 34 coordenadores da catequese na anterior reunião. Tendo faltado um número muito reduzido, e tendo todos eles ligado antes a justificar a sua ausência. Os párocos foram também convidados a participar na Ceia de Natal dos Coordenadores de Catequese Arciprestal, no dia 11 de Dezembro.

19. Ao terminar foi referido que a reunião de Colégio de Arciprestes do dia 28 de Novembro terá os seguintes temas: repensar as palestras do clero, diagnósticos de talentos, e a missão no mundo civil.

A manhã terminou com o almoço durante o qual foram dados os parabéns pela maneira fraterna como o Padre Pedro recebeu o clero do Arciprestado, bem como pelo bom gosto e excelentes condições, com que tem dotado a sua comunidade paroquial ao longo dos anos.