Arquidiocese de Braga -

29 agosto 2018

Dia da Cidade de Barcelos dedicado a D. António Barroso

Fotografia CM Barcelos

DACS

No dia 31 de Agosto completam-se os cem anos do falecimento de D. António Barroso e os 90 anos da elevação de Barcelos a cidade.

\n

As celebrações dos 90 anos de elevação a cidade de Barcelos vão ser dedicadas a D. António Barroso, que nasceu na freguesia barcelense de Remelhe e foi bispo do Porto de 1899 a 1918, ano em que faleceu.

D. António Barroso foi também missionário e missiólogo, primeiro no Congo (1880-1888) e depois em Himéria (1891-1895), em Moçambique e Meliapor (1898), na Índia.

O dia começa com o hastear da bandeira, no edifício dos Paços do Concelho, pelas 9h30, seguindo-se uma Missa Solene, na Igreja Matriz de Barcelos, presidida por D. Jorge Ortiga, Arcebispo de Braga.

Em simultâneo, às 11h30, serão descerradas placas evocativas da comemoração e depositadas coroas de flores no monumento a D. António Barroso, em Barcelos, e na Capela Jazigo, em Remelhe.

Um dos pontos altos do dia será a homenagem aos cerca de sessenta missionários barcelenses, às 17h30, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, que será antecedida da inauguração de uma exposição documental e iconográfica sobre a vida e obra e D. António Barroso.

O programa do Dia da Cidade de Barcelos, evocativo do centenário da morte de D. António Barroso, encerra com duas conferências, no auditório da Câmara Municipal, às 21h30, subordinadas ao tema “D. António Barroso e a sua terra natal”, pelo padre jesuíta barcelense António Júlio Limpo Trigueiros, e “D. António Barroso: Bispo do Porto e Venerável da Igreja Católica”, por D. Carlos Azevedo, Bispo e membro da Comissão Pontifícia da Cultura do Vaticano. Será moderador o padre Manuel Vilas Boas, jornalista da TSF.