Arquidiocese de Braga -

6 junho 2018

Romaria de Nossa Senhora dos Remédios do Arco de Baúlhe celebra 300 anos

Fotografia

DACS

O primeiro registo físico da existência da Romaria de Nossa Senhora dos Remédios data de 1718.

\n

Em 2018, a Romaria em Honra de Nossa Senhora dos Remédios do Arco de Baúlhe celebra 300 anos. O primeiro fim-de-semana de Setembro é a data escolhida para acolher a festa, arrancando a Romaria no dia 30 de Agosto e terminando no dia 2 de Setembro. No entanto, nas comemorações deste ano, os festejos irão estender-se pela semana seguinte, culminando no dia 8 de Setembro, dia oficial das celebrações em Honra de Nossa Senhora dos Remédios.

Na Quinta-Feira, dia 30 de Agosto, decorre, numa tenda montada junto à Praça dos Táxis, o “Jantar dos 300 anos”, no qual toda a comunidade é convidada a participar e onde não faltará animação. No dia 31 de Agosto tem lugar o maior momento de devoção e entrega da comunidade a Nossa Senhora dos Remédios: a Procissão de Velas.

No Domingo, dia 2 de Setembro, pelas onze horas, começa a Missa em Honra de Nossa Senhora dos Remédios. Durante a tarde, acontece a Procissão do Triunfo, com dezenas de andores adornados pela população do Arco de Baúlhe.

Para a semana seguinte, entre os dias 3 e 8 de Setembro, a Comissão de Festas tem reservados vários eventos, que visam a continuidade das celebrações dos 300 anos da Romaria. Uma Tertúlia sobre os “300 anos da Romaria”, uma Exposição de “20 anos de Romaria” com os vários programas associados, o “Chá Dançante” (Jantar de Gala) e ainda o “Cortejo dos 300 anos” compõem o programa.

O primeiro registo físico da existência da Romaria de Nossa Senhora dos Remédios data de 1718.