9 março 2018

Balasar (Santa Eulália)

Peso a tirar: Mentira

Reflexão

Após uma análise da História recente da humanidade, constatamos que existe uma progressiva corrente que impõe a relativização da palavra e, consequentemente, da verdade. Usamos as palavras de forma engenhosa, pois garantimos, desta forma, que nos ajudarão a conquistar o objetivo pretendido. A Quaresma é o tempo do silêncio, da purificação dos sentidos,

que nos capacitam a viver a verdade de Deus e a acreditar na Palavra eterna, que não está sujeita aos condicionalismos das modas, tão frágeis e efémeras.

Contudo, seguir a Cristo que revela a verdade do Pai implica que a minha vida seja reflexo dessa verdade que me habita. Devemos abandonar toda a espécie de mentira, sobre nós e sobre os outros, para que vivamos, em cada dia, na claridade da luz de Deus.

Jesus é a Verdade. Verdade que a uns incomoda e a outros liberta. Quem segue a Cristo, que conhece os corações, só pode optar pela verdade, pela transparência, pela clareza de palavra, de pensamentos e de atitudes, porque a mentira aprisiona, esconde e complica. A mentira dá trabalho, exige perspicácia e torna-nos calculistas. Nesta semana, seremos convidados a eliminar pelo menos uma mentira de tempos antigos na nossa família. Algo que me afastou de alguém e que, direta ou indiretamente, não permitiu mais que a minha relação com essa pessoa fosse sincera. E sentiremos o peso da libertação. Sentiremos mais amor por Cristo que é a Verdade.

(in Caminhada Quaresmal da Arquidiocese de Braga)