Arquidiocese de Braga -

27 novembro 2017

Sé de Braga assinala Dia de S. Geraldo

Fotografia

DACS com Sé de Braga

Iniciativa realiza-se na Sé de Braga, no dia 5 de Dezembro, pelas 10h30.

\n

Como já vem sendo habitual, a Sé de Braga comemora a 5 de Dezembro o Dia de S. Geraldo, padroeiro da cidade bracarense. Na Sé, o Santo foi responsável por várias reformas e mandou construir uma Capela que dedicou a S. Nicolau e onde está sepultado.

O Serviço Educativo do Tesouro-Museu da Sé de Braga, em colaboração com a Escola EB1 da Sé, organiza, mais uma vez, a representação “S. Geraldo e o Milagre da Fruta”. A actividade, além do seu interesse educativo, dá a conhecer uma lenda com longa tradição na Catedral, afirmam os responsáveis.

S. Geraldo nasceu em Cahors, França. Entrou muito novo para o Mosteiro de Moissac, onde estudou e se tornou famoso pelas suas qualidades humanas e intelectuais. Foi Arcebispo de Braga de 1099 a 1108. Morreu em Bornes, Concelho de Vila Pouca de Aguiar, no dia 5 de Dezembro de 1108, durante uma visita pastoral que realizava pelas terras.  

 

Programa detalhado

08h30 Abertura da Capela de S. Geraldo

10h00 Largo D. João Peculiar  Distribuição da Fruta (CMB)

10h30 “S. Geraldo e o Milagre da Fruta” – representação teatral, pela Escola EB1 da Sé

17h30 Missa Solene em honra de S. Geraldo, presidida pelo Arcebispo Primaz, D. Jorge Ortiga, com a presença do Cabido da Sé de Braga, Presidente do Município e Vereação

18h30 Visita das entidades à Capela de S. Geraldo

21h30 Teatro Circo: Concerto Comemorativo do Dia de S. Geraldo, pela Orquestra do Norte