6 outubro 2017

Papa agradece a todo o "povo fiel" da Arquidiocese de Braga

Fotografia DR

DACS

Santo Padre agradeceu oferta da Arquidiocese com Nossa Senhora do Sameiro Pintada em telha, da autoria da pintora Fátima Mendes.

Por ocasião da visita Papal a Fátima, em Maio de 2017, a Arquidiocese de Braga ofereceu ao Papa Francisco Papa uma pintura da Nossa Senhora do Sameiro ilustrada numa telha. O ícone representa, de modo simbólico, todos os lares portugueses.

Fátima Mendes, pintora de cerâmica especializada em azulejaria barroca, foi a autora da peça.

Em carta escrita pela mão do Secretário de Estado, o Cardeal D. Pietro Parolin, o Pontífice agradeceu agora à Arquidiocese de Braga e à artista.

Saibam pois, a senhora Fátima Mendes e quantos concorreram para a realização e acomodação do ícone de Nossa Senhora do Sameiro, todo o povo fiel dessa Arquidiocese com o seu bem-amado Pastor, que o Papa Francisco os confiou à Virgem Mãe: «Sob o seu manto, não se perdem; dos seus braços, virá a esperança e a paz que necessitam» (Homilia da Eucaristia, l3/V/2017) e de que é penhor a Bênção Apostólica que lhes concede, pedindo-lhes, por favor, que nunca se esqueçam de rezar por ele”, escreveu o Cardeal.

O Arcebispo Primaz, D. Jorge Ortiga, não quis deixar de manifestar alegria com a resposta do Papa Francisco.

“Recebemos agora a resposta do Santo Padre. Queremos dar a conhecer o seu conteúdo e estimular a que a simbologia da telha continue a motivar acções concretas em todas as comunidades paroquiais”, adiantou também em carta.

O prelado recordou ainda o simbolismo da oferta ao Pontífice.

Pedíamos a Maria e ao Santo Padre que, sob as telhas dos nossos lares, nada faltasse para uma vida digna. Recordávamos quem tem casa e quem não tem. A telha era um símbolo para que, na Arquidiocese, o bem estar mínimo nunca faltasse a ninguém. Para isso é necessário um trabalho justo e que as nossas comunidades respondam com atenção e solícita generosidade às necessidades das pessoas”, concluiu.

Download de Ficheiros

Carta do Santo Padre