10 maio 2017

Papa Francisco dirige mensagem aos portugueses

Default Image

DACS

O Santo Padre pede a todos os portugueses que se juntem a si, física ou espiritualmente.

O Papa Francisco dirige-se aos portugueses numa mensagem em vídeo divulgada hoje, a dias do seu “encontro com todos aos pés da Virgem Mãe”, como refere.

Na sua mensagem, o Santo Padre destaca a importância de ter toda a gente consigo, física ou espiritualmente: “Preciso de vos ter comigo, da vossa união, física ou espiritual, o importante é que seja do coração”. E diante de Nossa Senhora, diz, irá apresentar-se oferecendo-lhe o “bouquet das mais lindas flores” que Jesus lhe confiou, ou seja, “os irmãos/irmãos do mundo inteiro resgatados pelo seu sangue, sem excluir ninguém”.

Bergoglio lamenta o facto de não conseguir dar resposta aos convites para estar presente nas “casas e comunidades” e “aldeias e cidades” dos portugueses. “O convite chegou-me. Escusado será dizer que gostaria de o aceitar, mas não me é possível”, ressalva.

Manifestando a sua devoção mariana, o Pontífice deixa uma promessa: Entregar-vos-ei a Nossa Senhora, pedindo-Lhe para segredar a cada um: «O meu imaculado coração será o teu refúgio e o caminho que te conduzirá até Deus»”.

A sua vinda a Fátima, explica o Santo Padre, surge “na alegria” de partilhar com o povo português e em nome de Deus “o Evangelho da esperança e da paz”. O lema da sua visita “Com Maria peregrino na esperança e na paz” é, para si, um programa de conversão.

A preparação através de “intensa oração” que os portugueses têm feito para o “momento abençoado” que se aproxima mereceu também elogios do Pontífice, uma vez que acredita que a oração prepara os corações para receberem “os dons de Deus”.

O Papa Francisco deixa também uma palavra de gratidão aos portugueses, por todas as orações e sacrifícios que oferecem por si. “E de muito preciso, porque sou um pecador entre pecadores, um homem de lábios impuros, que habita no meio de um povo de lábios impuros. A oração ilumina os meus olhos para saber olhar os outros como Deus os vê, para amar os outros como ele os ama”, conclui.

A mensagem surge no contexto da visita do Santo Padre a Portugal, que decorre nos próximos dias 12 e 13 de Maio.