15 março 2017

Mater Dolorosa no Tesouro-Museu da Sé

DACS com Tesouro Museu

Exposição estará patente de 17 de Março a 16 de Abril.

No dia 17 de Março, pelas 18h00 será inaugurada a exposição Mater Dolorosa” no Tesouro-Museu da Sé de Braga (Sala de Serviço Educativo/ Exposições). O acesso à exposição é feito a partir da Loja do Tesouro-Museu da Sé de Braga, situada na Rua D. Diogo de Sousa, n.º 114. A exposição insere-se no programa das Solenidades da Quaresma e Semana Santa.

O tema escolhido — Mater Dolorosa — surge como necessário e oportuno. Na Arquidiocese de Braga, o Ano Pastoral 2016-17, ano mariano dedicado à Fé Contemplada, encerra um arco temporal de cinco anos — Plano Pastoral 2012-17 — em que foi proposto a todos os crentes a redescoberta da sua identidade cristã com Maria. Também em 2017 se celebra o centenário das Aparições de Fátima. A devoção a Maria, mãe de Jesus, desde sempre que comove e move populações", sublinharam os responsáveis do Tesouro-Museu.

A denominação Mater Dolorosa deriva da locução latina que significa a “mãe dorida” ou “mãe chorosa” junto à cruz onde morreu o seu Filho.

O Tesouro-Museu acolhe a exposição de 17 de Março a 16 de Abril. Pode ser visitada de Segunda-feira a Sábado, no período da manhã entre as 09h30 e as 13h00, e no período da tarde das 14h30 e as 18h30.