8 março 2017

Festival de Órgão regressa a Braga

DACS || Fotografias: DM / Ana Marques Pinheiro

Organização apresenta conjunto de concertos “de qualidade excepcional”, aliados a visitas aos “instrumentos mais importantes”. Edição de 2017 conta com várias novidades.

O IV Festival de Órgão está de volta à cidade e decorre nos dias 28, 29 e 30 de Abril e 03, 05, 06 e 07 de Maio.

De acordo com a organização, a edição de 2017 continua a apostar em conjuntos de concertos “de qualidade excepcional”, aliados a visitas aos “instrumentos mais importantes”.

Apesar de os objectivos do Festival continuarem a ser os mesmos – dar voz aos cerca de 50 órgãos existentes em Braga, divulgar música de qualidade, apresentar peças únicas que se encontravam nos arquivos e dar um contributo para a afirmação nacional e internacional de Braga no panorama cultural –, este ano apresenta algumas novidades.

A título de exemplo, no dia 30 de Abril, pelas 16h00, há um concerto marcado na Igreja de S. Marcos que conta com a participação do organista papal, Juan Paradell e onde serão apresentadas em primeira audição contemporânea duas obras inéditas do século XVII, de compositores portugueses, do arquivo do Seminário das Missões. O concerto é antecedido por uma pequena conversa com o próprio Juan Paradell e com o Professor José Carlos de Miranda (UCP), moderada pelo Dr. Carlos Aguiar Gomes.

A 03 de Maio, pelas 21h30, decorre a apresentação em concerto, pela primeira vez, do órgão portativo do Tesouro da Sé de Braga. Este órgão constitui uma das mais valiosas peças museológicas de Braga que será apresentado com uma orquestra de instrumentos antigos, executando obras nunca antes ouvidas em Braga.

A organização do Festival está a cargo do Cónego José Paulo Leite de Abreu (Arquidiocese de Braga), de Luís Rufo (Irmandade de Santa Cruz), de José Alberto Sousa Ribeiro (Santa Casa da Misericórdia de Braga), de Lídia Dias (Município de Braga) e de José Rodrigues (Director Artístico do Festival).

A programação completa encontra-se disponível em www.festivalorgaobraga.com.