Arquidiocese de Braga -
27 fevereiro 2017
Via-Sacra nos Congregados
O livro “Via Sacra: Orai Assim” do Padre Marcelino Paulo, sacerdote da Arquidiocese de Braga, é o texto escolhido para oração da Via-Sacra na Basílica dos Congregados, a acontecer todas as sexta-feiras, a partir das 15h.
O movimento Acção Católica Independente (ACI), presente em Braga, e a reitoria dos Congregados assumiu como texto para as meditações da Via-Sacra o livro “Via Sacra: Orai Assim” do Padre Marcelino Paulo, sacerdote da Arquidiocese de Braga.
A oração da Via-Sacra terá lugar todas as sextas-feiras da Quaresma, a partir das 15h, na Basílica, e é orientado pela ACI.
A obra “Via Sacra: Orai Assim” consiste numa proposta de Via-Sacra que parte do enquadramento tradicional, mas faz uma ligação à presença de Maria nessa circunstância. De acordo com o Pe. Marcelino, esta ligação é “um bocado ficcionada, naturalmente, porque os Evangelhos dizem muito pouco sobre isso”. Cada estação da Via-Sacra é ainda acompanhada de extractos da Mensagem de Fátima e adaptações da Mensagem à própria Via-Sacra.
Esta abordagem da Via-Sacra surgiu numa perspectiva de adaptá-la à realidade que se vive hoje, não só no que respeita ao centenário da Mensagem de Fátima, mas também ao Ano Mariano, que a Arquidiocese actualmente vive.
O Pe. Marcelino considera que a obra poderá ajudar as pessoas durante a Quaresma, pois crê ser “interessante” rezar a Via-Sacra com ligação à Mensagem de Fátima, que é também uma proposta de penitência.
O livro partiu de um desafio das Edições Salesianas, que convidaram o presbítero a “escrever uma Via-Sacra para este ano, seguindo as estações tradicionais”. A segunda edição já está a ser impressa.
Veja, aqui, uma amostra do interior
Fonte: Arquidiocese de Braga
Partilhar