26 fevereiro 2017

Lançamento do livro "Viver com André Soares" de Francisco Vieira da Silva.

5 de Março, Domingo, às 15h30, na Basílica dos Congregados

No dia 5 de Março, Domingo, às 15h30, é lançado o livro “Viver com André Soares, criador de arte, desenhador de poemas”, de Francisco Vieira da Silva. Apresentação a cargo do Doutor Eduardo Pires de Oliveira.

Entretanto, desde 20 de Fevereiro, decorre a Exposição de fotografia "Braga de André Soares", de Libório Manuel Silva, na galeria do salão medieval da Reitoria da UMinho, em Braga. Entrada livre todos os dias úteis, das 9h00-12h30 e 14h00-18h00.
A exposição estará patente até ao dia 15 de Março

Sinopse da exposição

Esta Exposição, organizada pelo Conselho Cultural da Universidade do Minho e pela editora Centro Atlântico, estrutura-se em torno de imagens do livro «Braga de/by André Soares», de Eduardo Pires de Oliveira e Libório Manuel Silva, e apresenta 25 fotografias relativas ao trabalho de arquitectura, talha e desenho legado por André Soares.

O mote para a organização desta exposição foi o lançamento do livro “ Viver com André Soares, criador de arte, desenhador de poemas”, de autoria de Francisco Vieira da Silva, que será lançado no próximo dia 5 de Março pelas 15:30, na Igreja dos Congregados, na Avenida Central em Braga, com entrada livre.

André Soares foi o maior vulto do rococó português. Autodidacta, desenvolveu a sua arte a partir de gravuras de Augsburgo. A sua obra é profundamente emotiva. Desenvolve-se, sobretudo, no domínio da arquitectura e da talha e está espalhada pelo norte de Portugal, de Viana do Castelo a Guimarães, Lamego e vários outros locais, tendo como centro principal a cidade de Braga.

Esta Exposição revela o seu singular percurso artístico, entre o tardobarroco e o rococó. Dá a conhecer as suas obras, com especial relevância para as localizadas na área de Braga. Obras como a capela dos Monges, no convento dos Congregados, podem contar-se entre as mais impressionantes do tardobarroco na Europa. Já o Palácio do Raio, a fachada da capela de Santa Maria Madalena da Falperra e a insólita casa de Fresco na mata do Bom Jesus do Monte são obras-primas do rococó europeu, o mesmo se podendo dizer do conjunto da talha do mosteiro de Tibães, nomeadamente a da capela-mor.

Sobre o Fotógrafo

Libório Manuel Silva é editor dos livros sobre fotografia mais vendidos em Portugal, autor de cerca de 30 livros e fotógrafo de cultura e património.

Fruto de um longo trabalho de investigação, prepara a publicação do segundo volume de Bibliotecas – Maravilhas de Portugal / Libraries – Wonders of Portugal, a sua obra seminal, bem como do mais representativo livro sobre azulejaria nacional, Azulejos – Maravilhas de Portugal / Wonders of Portugal, a apresentar no final do mês de Março.

Nas suas sete obras já publicadas sobre Braga apresenta o conjunto mais representativo de fotografias a cores sobre o património bracarense editado em livro, composto por 750 imagens exclusivas.